Sina de ser campeã. Esta é a trajetória de mais uma aluna/atleta do Colégio Unesc que está se destacando no xadrez. No último final de semana, a jovem enxadrista Maria Clara da Silveira Senger, foi a vice-campeã na categoria sub-16, entre 15 competidoras, no Festival Catarinense da Juventude de Xadrez (FECAJ).
A competição foi realizada pela Federação Catarinense de Xadrez, nos dias 18, 19 e 20 de junho na Sociedade Musical de Rio Negrinho, no Norte do estado. O festival envolveu 128 enxadristas e campeões de quatro cidades diferentes.
Com cinco vitórias e uma derrota, Maria Clara só não conquistou o título devido a sua derrota no confronto direto para a campeã. “Me preparei muito bem, foi uma disputa bem acirrada até a última rodada e o título não veio por detalhes”, desabafou a enxadrista.
Para os pais da atleta, Marcelo Senger e Flávia da Silveira Senger, a filha é um orgulho para a família. “É um grande orgulho como pai e mãe, ver ela progredindo em um esporte tão competitivo como o xadrez. Sabemos que estamos dando o mais importante para ela, que é uma educação de qualidade para enfrentar os desafios futuros”, disse o pai emocionado.
A aluna tem 15 anos e frequenta o primeiro ano do ensino médio no Colégio Unesc. Sua trajetória no esporte teve início aos cinco anos por iniciativa do seu pai, que também é enxadrista da Associação Sul Catarinense de Xadrez. A primeira competição oficial foi aos seis anos, quando jogou o estadual sub-8, e desde então vem acumulando diversos títulos.
Atualmente a atleta é treinada pelo técnico Claudionor Pirola, de Içara, e pelo pai. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, no mês de setembro de 2017, e o campeonato estadual sub-14, conquistado em abril de 2019, em Lages, no planalto catarinense. Em dezembro do mesmo ano, esteve participando do Sul Americano na cidade de Luque no Paraguai.