Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CRIO

Inteligência emocional no Mundo do Trabalho pauta workshop com gestores no CRIO

O evento, ministrado pela psicóloga e professora Rosimeri Vieira, ocorreu na noite desta quinta-feira (22) (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

A relevância das habilidades comportamentais e de relacionamento no ambiente corporativo foi o foco do workshop “Inteligência Emocional no Mundo do Trabalho”, promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo da Agência de Inovação da Unesc. O evento, ministrado pela psicóloga e professora Rosimeri Vieira, ocorreu na noite desta quinta-feira (22), no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), reunindo lideranças empresariais e gestores de pessoas interessados em aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Durante o evento, Rosimeiri Vieira apresentou a teoria da inteligência emocional, desenvolvida por Daniel Goleman na década de 1990, e explicou os cinco pilares fundamentais que a sustentam: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade. A especialista, que também coordena o curso de Psicologia da Unesc, destacou a relevância do tema em todas as áreas da vida, com ênfase no ambiente de trabalho, onde ocorrem a maioria das interações interpessoais.

Rosimeiri discutiu ainda os sintomas de estresse e ansiedade, enfatizando a necessidade de atenção aos próprios sinais e aos dos colegas. Segundo ela, o excesso de pressões no trabalho pode desencadear condições preexistentes, conforme estudos da neurociência, com origens que remontam ao período fetal. “Por esse motivo o conhecimento da inteligência emocional se torna tão importante, sobretudo nos dias atuais. Não existe cura para o “eu”. A chave está no autocontrole, nos processos e na constância”, pontuou.

O workshop proporcionou um espaço de reflexão sobre como a inteligência emocional pode ser uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e para a construção de ambientes corporativos mais saudáveis e produtivos. “A saúde mental se torna uma preocupação cada vez mais latente nos ambientes corporativos, para lideranças e liderados. Então, entendendo que os negócios só existem porque existem pessoas e estas pessoas precisam estar emocionalmente orientadas e equilibradas para fazerem seu trabalho de forma tranquila”, pontuou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Agência de Inovação da Unesc, Leonel Pereira.

O Núcleo do Empreendedorismo, enaltece a gerente da Agência de Inovação da Unesc (Aditt), Elenice Engel, é um projeto institucional da Universidade dedicado a impulsionar a educação empreendedora, capacitando e apoiando a transformação do conhecimento em inovações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Com esse propósito, estamos abertos a colaborar com as empresas da nossa região por meio de eventos como esse e diversos projetos, como consultorias e mentorias”, frisa.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Alfa Comunicação

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *