Professores e estudantes do curso de Psicologia da Unesc participaram, na manhã desta segunda-feira (26/08), da palestra com o tema “A prática do psicólogo na redução de danos: o uso de drogas lícitas e ilícitas”. O evento, realizado no Auditório Ruy Hulse, foi conduzido pelas psicólogas Larissa de Abreu e Isabela Matiola e marcou o lançamento da 15ª Jornada Acadêmica de Psicologia, além de ser parte das comemorações do Dia do Psicólogo, celebrado nesta terça-feira (27/08), e dos 25 anos do curso.
As atividades desta segunda-feira incluíram palestras pré-jornada, organizadas para debater temas relevantes ao cenário atual da Psicologia. De acordo com a coordenadora adjunta do curso, Karin Martins Gomes, as discussões são essenciais, tanto no contexto acadêmico quanto profissional.
“Abordamos pela manhã a redução de danos no uso de drogas lícitas e ilícitas, tema que envolve tanto a teoria quanto a prática do consumo e as estratégias para atuação dos psicólogos nessa área”, afirmou Karin.
Segundo as palestrantes, a abordagem da redução de danos (RD) é essencial para compreender a prática psicológica no enfrentamento de questões ligadas ao uso de substâncias. “O papel do psicólogo é apoiar na reinserção social do dependente químico, ajudando-o a entender os fatores que o levam ao consumo”, destacou Larissa. Ela acrescenta que a RD não foca apenas na abstinência, mas na promoção de saúde, visando à diminuição dos riscos e danos, seja no uso de drogas lícitas ou ilícitas.
“É fundamental que tenhamos em mente que ao falarmos em redução de riscos e danos, estamos falando em promoção em saúde”, reforça Isabela.
Redução de Danos
A Redução de Danos é uma abordagem baseada em políticas e práticas que visam minimizar os prejuízos associados ao uso de drogas psicoativas, especialmente para pessoas que não podem ou não desejam interromper completamente o consumo. O foco não é exclusivamente na abstinência, reconhecendo que nem todos conseguirão alcançá-la. Em vez disso, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos usuários, reduzindo riscos como a contaminação por doenças transmissíveis e incentivando a substituição de substâncias mais nocivas, como crack e heroína, por alternativas de menor impacto, como a maconha.
Programação
À noite, a programação seguiu com a palestra “Quais as identidades da Psicologia?”, ministrada por Odair Furtado e Ana Bock, dois nomes de destaque no campo da Psicologia no Brasil. “A proposta foi refletir sobre como a Psicologia se constituiu ao longo dos anos e como ela se relaciona com o contexto social”, explicou Karin.
Na oportunidade, o pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin, parabenizou a todos os envolvidos na organização da Jornada, que é consolidada como importante evento acadêmico, ainda mais especial neste ano em que se comemoram os 25 anos do curso.
Jornada
A 15ª Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc acontecerá de 16 a 20 de setembro, e o evento, que comemora também os 25 anos do curso, contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e uma feira de e-pôsteres. Com o tema “25 anos do curso de Psicologia Unesc: que identidade estamos formando?”, a jornada promete proporcionar reflexões e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais.
Para mais informações e inscrições, acesse aqui.