A parceria entre a Unesc e a Prefeitura de Criciúma, no projeto da Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla, rendeu uma homenagem especial de agradecimento à Instituição, neste sábado (17/08).
O projeto, realizado pelo Iparque Unesc, terá capacidade para geração de 1 MW de energia limpa, suficiente para abastecer todas as 63 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.
Os equipamentos foram apresentados à população neste sábado em um evento que contou com a presença do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, além do espetáculo científico do grupo paulista Ciência em Show.
“Enquanto cidadã criciumense, eu me sinto muito, muito feliz de estar numa cidade que tem uma obra dessa envergadura, que promove o desenvolvimento da cidade. A gente fala tanto em transição energética, e está aqui sendo feita em ato a transição energética, quando o que está sendo produzido aqui alimentará 62 escolas municipais. Isso é fantástico. Isso também é ciência. Quero reiterar a importância desse equipamento todo para a ciência, o conhecimento e as nossas instituições, que além de tudo, juntas poderão colaborar. E quando a gente colabora, a gente cresce junto e a gente amplia o desenvolvimento”, enfatizou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Atual Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Governo de Criciúma, Jori Ramos Pereira que na época era coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento da Unesc (CEGEO) e um dos responsáveis pelo projeto, enfatizou que Criciúma tem mais de cinco mil hectares de áreas como esta, degradadas pelo carvão, e recuperada com o projeto.
“Foi um projeto desafiador, porque não existe uma receita, foi tudo construído a quatro mãos. O projeto foi desenvolvido na concepção do memorial pelo arquiteto André de Luca e equipe do Iparque. O grande legado que fica é a contribuição para a geração futura de uma área degradada, que foi muito impulsionada pelo Carvão que foi extremamente importante, mas que hoje essa mesma área está gerando uma energia sustentável uma energia limpa e que vai abastecer todas as escolas”, ressaltou.
O embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović destacou a importância que Nikola Tesla tem em seu país de origem, enfatizando o orgulho e a surpresa de ter recebido o convite para a inauguração do memorial em terras brasileiras.
“Estou orgulhoso de estar aqui hoje com vocês. Há três ou mais razões para isso. Em primeiro, a Croácia, como toda União Europeia, defende a maior utilização de fontes de energia renováveis, e o Brasil está no topo do mundo na obtenção de fontes renováveis. Em segundo lugar, a energia aqui obtida será utilizada em toda as escolas públicas. Existe um exemplo melhor que este? Em terceiro lugar, embora seja conhecido no mundo por sua mente brilhante, especialmente no campo da eletricidade, poucas pessoas sabem que Tesla nasceu na Croácia e temos muito orgulho dele. Ter um memorial que ostenta seu nome como tema educativo, dá visão permanente da sua grandiosa obra”, afirmou Ranko Vilović.
Assim como a Unesc, que acredita que a educação é o principal pilar para o desenvolvimento, para a transformação social e para a inclusão, o embaixador destacou que a educação e a ciência devem ser investimento em qualquer sociedade. “Investir nisso tem aspecto social. Educar jovens abrindo oportunidades para suas vidas transforma positivamente toda a sociedade. Essa transformação social, permitirá estabilidade e melhor desenvolvimento, e distanciará jovens de ideias extremistas”, concluiu.
Em seu discurso, o prefeito Clésio Salvaro, agradeceu e ressaltou o empenho da Unesc e da equipe do Iparque no desenvolvimento do projeto. “Agradeço a nossa magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta, ao Renato Bastos e toda a equipe do Iparque, que desenvolveram tantos projetos, mas um de tantos, esse que está aqui. Feito com talentos da nossa cidade que elaboraram esse projeto. Nós não precisamos ir a nenhuma outra parte do Brasil ou do mundo pra contratar esse projeto. São pessoas daqui, da nossa cidade”, elogiou.
Ao final da cerimônia de inauguração, foram plantados girassóis em um espaço especial, como forma de simbolizar a energia solar.
Memorial Nikola Tesla
O Memorial Nikola Tesla é um tributo ao inventor e engenheiro que revolucionou a transmissão de energia elétrica. A estrutura contará com um auditório para eventos, palestras, entre outros atrativos de incentivo à educação ambiental.
Os visitantes poderão aprender sobre os experimentos de Tesla, com corrente alternada, bobinas e geradores, que foram fundamentais para o desenvolvimento da eletricidade moderna. Os equipamentos presentes no espaço foram conquistados em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc): bobina de Tesla, gerador de Van de Graff, quadros explicativos, entre outros itens.
Instalados no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, recebeu investimento de R$ 7,1 milhões. Ao todo, serão 2,2 módulos com potência nominal de 550 W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões.