Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Unesc encerra 8ª edição do Selep com palestra de Sírio Possenti e lançamento de livro

Encontro reuniu estudantes e ocorreu no Miniauditório do Bloco P, na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

O último dia da 8ª edição do Seminário de Leitura e Produção Textual (Selep), promovido pelo curso de Letras, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, foi marcado por uma palestra do renomado professor Sírio Possenti, cujas obras são estudadas pelos acadêmicos da Instituição. O evento aconteceu no Miniauditório do Bloco P, reunindo estudantes, professores e egressos para uma noite de aprendizado e troca de experiências.

Possenti abordou a temática da memória na análise de discurso, destacando sua relevância em contextos políticos, ideológicos e religiosos. “A memória é um conceito fundamental na análise de discurso, pois envolve a retomada de elementos, palavras ou afirmações do passado que são trazidos ao presente, em diversas áreas, bem como política, jornalismo e religião”, explicou o professor.

Durante a palestra, ele também ressaltou a importância da interação entre acadêmicos e profissionais. “Se eu fosse estudante, gostaria de conhecer pessoas que escreveram livros, deram cursos e construíram uma carreira, para entender o que elas têm a dizer. Pode ser que alguns já tenham lido algo meu e estejam curiosos para saber como sou ao vivo. Essa troca é sempre interessante e faz parte do processo acadêmico”, acrescentou. O professor Carlos Arcângelo Schlickmann foi quem mediou a conferência da noite.

Tradição no curso

O Selep, realizado a cada dois anos, é um dos eventos mais tradicionais do curso de Letras da Unesc e, em 2024, tem um significado especial, pois celebra os 50 anos do curso. Desde sua criação, o Seminário tem o objetivo de socializar os resultados de estudos desenvolvidos em sala de aula nos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação deste ano incluiu comunicações orais, mesa redonda, sarau literário, participação de egressos, lançamento de livros e muito mais.

A coordenadora do curso de Letras, Daniela Arns Silveira, destacou a relevância do eixo da Pesquisa no evento. “O Selep nasceu como uma iniciativa do curso para promover as pesquisas desenvolvidas por nossos estudantes e professores. A pesquisa é parte essencial da Extensão, do Ensino e da formação docente. Ao longo dos anos, o evento cresceu, incluindo a participação de egressos e professores de pós-graduação, que compartilham suas experiências e vivências no campo da educação”, afirmou Daniela.

O evento deste ano atraiu um público diverso, incluindo estudantes de pós-graduação em Educação, egressos, acadêmicos do curso de Letras e de Letras/Língua Inglesa de Tubarão, que participaram das atividades programadas.

Lançamento de livro celebra trajetória literária

A noite também foi especial para Cristiane Dias, egressa do curso de Letras da Unesc, que lançou seu sexto livro, “A Escrita é uma Viagem”. Com uma trajetória de 30 anos na literatura, Cristiane compartilhou sua alegria em voltar à Universidade onde se formou. “Retornar à Unesc 25 anos depois, agora cursando o mestrado em Educação, sempre foi um sonho para mim. Este ano também marca três décadas da minha jornada literária, que começou na adolescência”, contou.

Cristiane relembrou o início de sua paixão pela escrita. “Aos 15 anos, ganhei meu primeiro concurso literário, e foi a partir desse momento que comecei a contar os anos da minha trajetória. Ao longo desses anos, conquistei diversos prêmios literários e publiquei cinco livros. Hoje, estou lançando o sexto, que celebra essa caminhada. A presença do professor Sírio Possenti, cujas obras estudei na graduação, torna essa noite ainda mais especial”, comemorou.

Ela destacou o incentivo dos pais para o gosto pela leitura. “Desde que aprendi a ler, os livros se tornaram meus companheiros. Meus pais sempre me presentearam com livros, o que despertou em mim o desejo de criar minhas próprias histórias. Comecei com poemas, depois passei para crônicas e contos, até chegar às narrativas mais longas. Agora, celebro meu sexto livro, que narra minha trajetória literária”, finalizou emocionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *