Mais uma vez, o AM Master Hall foi palco de uma grande celebração: o sonho da formatura. O evento da noite desta sexta-feira (16/08) foi mais que uma simples cerimônia, mas a realização de um sonho para mais de 70 acadêmicos que, ao longo dos últimos anos, enfrentaram desafios para alcançar este marco.
Eles receberam o diploma com a marca e a excelência da Unesc em sete cursos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Ciências Biológicas e Serviço Social.
“Estamos aqui para celebrar o encerramento de uma fase acadêmica repleta de desafios e conquistas, e para dar as boas-vindas ao início de uma nova jornada profissional. Vocês, graduados, estão prontos para deixar para trás o papel de acadêmicos e assumir o papel de profissionais competentes e comprometidos, para impactar positivamente as vidas das pessoas e os ambientes em que atuarão. A partir de agora vocês não precisarão mais do acompanhamento diário dos professores, da coordenação do curso, da Unesc. Estarão em pleno exercício de liberdade. Liberdade para pensarem, liberdade para agirem, liberdade para transformarem suas vidas e a dos que estão à sua volta, enfim, contribuírem na transformação da sociedade, salientou a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, que presidiu a formatura.
“Nunca esqueçam que estarão lidando com seres humanos, inseridos em contextos temporais, espaciais e culturais específicos, com distintas condições socioeconômicas e histórias de vida. Além do conhecimento técnico, será crucial dispensar atenção, cuidado, apoio e compreensão. Que a coragem, a paixão e a dedicação que os trouxeram até aqui continuem a guiá-los em cada passo dessa nova jornada”, acrescentou.
Graziela ainda expressou gratidão às coordenações dos cursos pela dedicação e compromisso. “Agradeço a todos os professores pela competência, dedicação e pela nobre tarefa de ensinar e formar profissionais qualificados. Reconheço também, o empenho dos funcionários em proporcionar o melhor atendimento aos estudantes. Aos agora graduados e aos pais, agradeço pela confiança depositada na Unesc. Quero assegurar que a universidade continuará de portas abertas para recebê-los, pois ela é e sempre será a sua instituição, complementou.
Sonho Realizado
A formatura representa um sonho realizado para estudantes de todas as idades e origens, e para os graduados da Unesc, a cerimônia foi um símbolo de dedicação e perseverança. Coube às formandas Joana Carlos Becker e Thifanny Fernandes, direcionar algumas palavras aos colegas, como oradoras. Elas agradeceram o apoio e incentivo durante a trajetória que tornaram os sonhos possíveis de serem realizados. Para isso, ainda citaram a frase da escritora Clarice Lispector: “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado com certeza vai mais longe”.
“Obrigada por construírem um ninho, mas permitir-nos voar. Nós amamos cada um de vocês. Obrigada a Deus pelo dom da vida e por nos mostrar a força e coragem que duvidamos ter. Por vezes nos mostrando meios de superação frente às dificuldades que encontramos na árdua caminhada da construção do conhecimento, muitas vezes solitária, afinal, só depende de nós. Aos nossos mestres, que nos guiaram ao longo de 4, 5 anos de graduação, gratidão por toda paciência, apoio, incentivo e conhecimento mediado. Vocês seguraram em nossa mão e acreditaram em nosso potencial, sem vocês seria impossível chegar ao dia de hoje. Levaremos cada um de vocês em nossos corações, temos orgulho em dizer que fomos seus alunos”, falou Joana.
“Um agradecimento a nós mesmos, que vivemos dia após dia toda essa trajetória. Foram noites em claro por preocupações que só nós sabemos, pelo estudo, pelo tempo que parece curto para dar conta de todas as atribuições necessárias e exigidas para aquisição do título que recebemos. Nossa coragem e perseverança naquilo que acreditamos nos trouxe onde estamos, mas também nos levará a lugares que nem sequer imaginamos. Se olharmos com atenção, notamos que todo esse esforço é recompensado quando vemos com clareza que nosso ato impacta na vida das pessoas. Que tenhamos consciência e compaixão para que aconteça de forma positiva. Que usemos do diálogo para construir pontes e vínculos, como cita Papa Francisco, e ainda nos lembra “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”, ressaltou Thifanny.