Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc/Ensino Fundamental e Médio

Colégio Unesc se destaca em projeto de manejo de abelhas sem ferrão

Estudantes aprenderam desde técnicas de manejo até aspectos ambientais (Fotos: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

O Colégio Unesc concluiu com êxito o projeto Meliponário. Trata-se de uma ação destinada à conscientização das crianças, sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Além disso, a escola conta com duas caixas destinadas à criação de duas espécies de abelhas sem ferrão. O encerramento do projeto foi celebrado em dois dias: quarta-feira (14/08), e esta sexta-feira (16/08), com alunos do Segundo Ano 2 e Segundo Ano 1, respectivamente. 

Segundo a diretora do Colégio, Marcela Gava, a atividade possui um grande significado pedagógico, pois devido a simplicidade do manejo, torna-se segura a interação por parte de todos, inclusive, das crianças.

“As abelhas também têm um papel forte no contexto escolar, pois desenvolvemos o projeto no Meliponário com as crianças. Por serem dóceis, sem ferrão e de fácil manejo, o seu processo de cultivo dispensa o uso de equipamentos de proteção e é muito inclusivo, podendo contar com a participação de crianças e equipe escolar. Hoje, finalizamos uma linda jornada com a participação das famílias”, explica. 

Dona Zilma Rocha é mãe da pequena Emanuella e disse que a experiência foi positiva. Segundo ela, é satisfatório enxergar o bem-estar dos pequenos, em especial de sua filha.

“É maravilhoso, pois se a minha filha está feliz eu também estou! Meu pai tem criação de abelhas então para ela foi o máximo. Ela comentava muito sobre a atividade quando chegava em casa”, relata.

Emanuella Rocha Brasil Floriano, de oito anos, filha de dona Zilma, lembra que nunca manuseou abelhas, mas que mesmo assim amou participar do projeto, pois ama abelhas e principalmente saborear o mel produzido por elas.

“Foi muito legal porque tem abelhas e eu gosto muito de mel.  Mais tarde, quando eu chegar em casa, vou contar sobre o que vivenciei aqui na escola hoje. Eu comi muito mel aqui”, destaca.

O aluno Arthur Marque Alano, é colega de classe da Emanuella. Ele relata que aprendeu diversas coisas relacionadas à criação, manejo e importância das abelhinhas para o meio ambiente.

“Gostei, pois é um projeto muito legal que envolve o universo desses animais. Além de produzir um mel gostoso que pode ajudar a melhorar nossa saúde, elas auxiliam o meio ambiente”, analisa.

Primeiro Dia (14/08):

 

Segundo Dia (16/08):

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *