Os estudantes da quarta fase do curso de Nutrição da Unesc tiveram uma aula prática diferenciada na noite desta quarta-feira (14/08). Em uma parceria entre a Universidade e o Bairro da Juventude, a atividade foi realizada na Escola de Gastronomia do Bairro, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um novo ambiente.
Para fortalecer essa colaboração, o curso de Nutrição da Unesc também doou diversos equipamentos e materiais essenciais para as aulas práticas, como jogos de panelas, luvas para alta temperatura, forno convector elétrico, micro-ondas, conjuntos de assadeiras, panela de pressão, espátulas, entre outros itens.
“Essa parceria é uma via de mão dupla, em que além de utilizarmos o espaço do Bairro da Juventude, contribuímos com os equipamentos necessários para melhorar cada vez mais a qualidade das aulas”, explicou a coordenadora do curso, professora Fabiane Maciel Fabris.
A aula faz parte da disciplina de Alimentação Alternativa e Fitoterapia, da professora Fabiane Fabris e Maria Cristina Gonçalves de Souza. Para isso, os estudantes foram organizados em seis bancadas para preparar receitas vegetarianas. “O objetivo foi unir a teoria com a prática, reforçando o aprendizado técnico e aprimorando suas habilidades culinárias”, contou a docente.
De acordo com a coordenadora Fabiane, essa experiência prática vai além do preparo de receitas. “Nosso foco é proporcionar vivências reais, com novos cenários e desafios. A aprendizagem acontece de forma mais significativa quando aliada à prática, e é isso que buscamos: oferecer aos acadêmicos oportunidades para experimentar e interagir com diferentes realidades”, afirmou.
Outro ponto destacado por Maria Cristina é a inclusão dos alunos do Bairro da Juventude na parceria. “Em cada um dos 28 encontros previstos para este semestre, dois estudantes do bairro terão a chance de participar das aulas na Unesc, interagindo com nossos estudantes. Essa troca de experiências é importante, pois expande o horizonte cultural e social de todos os envolvidos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo”, destacou.
O estudante Deivid da Silva Moneretto, que participou da aula, elogiou a iniciativa. “Foi uma ótima oportunidade de aprender receitas diferentes, com ingredientes que não costumamos usar no dia a dia. Além disso, conhecemos técnicas que promovem o aproveitamento integral dos alimentos e o preparo de pratos mais saudáveis. Achei essa prática muito interessante”, comentou.
“Os alunos do Bairro, por exemplo, podem trazer suas noções de gastronomia, enquanto nossos estudantes contribuem com conhecimentos de nutrição. Essa interação será benéfica para ambos os lados. Além disso, todos os equipamentos e utensílios necessários para aprimorar as aulas foram doados, fortalecendo ainda mais essa parceria com o Bairro da Juventude”, comentou a coordenadora do curso.
Diferentes oportunidades
Para um melhor aprendizado, em tempo real, o curso de Nutrição disponibiliza diversas frentes de complementação de estudo, oferecendo ao acadêmico inúmeras oportunidades de atuação, supervisionadas pelos professores. Dentro dos oito semestres, é possível a participação em muitas atividades desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas de Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan); Nutrição Esportiva (Laneps); além da Atlética Acadêmica Devoradores, da Empresa júnior Pró-Nutrir e no Centro Acadêmico de Nutrição.
Projetos de Extensão
Outra grande possibilidade de aprendizagem e atuação na profissão é a participação nos projetos de Extensão que envolvem o curso, criados e desenvolvidos pelos docentes, através da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Eles têm o objetivo de transportar o aprendizado em sala de aula, nas construções e mudanças de cenário junto ao público atendido.
Cumprimentos ao curso de Nutrição da Unesc, nas pessoas dos queridos professores Fabiane, Rita e Marcos, por mais este excelente projeto. E parabéns aos estudantes da universidade e do Bairro da Juventude, pela troca de conhecimentos e aprendizado.