O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc está conduzindo uma iniciativa inovadora de estudos e proposições de renovação urbana no bairro Pinheirinho, em Criciúma. O projeto, parte do Grupo Interfases, envolve estudantes de várias fases do curso, que trabalham em equipes multidisciplinares para enfrentar desafios urbanos reais, com foco na sustentabilidade e na revitalização do ambiente urbano.
Para a coordenadora do curso, professora doutora Aline Eyng Savi, o Grupo Interfases, uma prática pedagógica consolidada que ocorre em todos os semestres, tem se mostrado fundamental na formação dos acadêmicos, oferecendo experiências práticas que extrapolam o aprendizado em sala de aula. Neste semestre, o tema “Renovação Urbana: Redesenhando o Bairro Pinheirinho”, tem como objetivo transformar áreas degradadas do bairro em espaços sustentáveis e integrados à comunidade.
“O Grupo Interfases proporciona uma oportunidade única para nossos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos em projetos reais. A cada semestre, eles enfrentam desafios urbanos complexos, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas, mas também a capacidade de trabalhar em equipe e ter uma visão crítica. Essa prática valoriza o aprendizado ativo e prepara nossos futuros profissionais para atuar de forma ética e responsável”, disse Aline.
Nesta edição, os estudantes trabalharam em quatro principais desafios: a revitalização de áreas degradadas; a implementação de infraestrutura verde e gestão de recursos hídricos; a melhoria da mobilidade urbana; e a regularização do uso e ocupação do solo.
As propostas incluíram desde a criação de parques lineares ao longo do Rio Criciúma até a implantação de sistemas de drenagem sustentável, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em cidades e comunidades sustentáveis.
Apresentação
Os projetos foram apresentados em uma banca avaliativa, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de expor suas ideias e soluções, que visaram não apenas a renovação urbana do bairro Pinheirinho, mas também a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e sustentável.
Para Aline, com essa iniciativa, o curso reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e engajados na transformação positiva das cidades, utilizando a educação como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.