Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Alunos do Cedup participam de oficinas de artes na Unesc

Cerca de 64 estudantes foram recebidos nos laboratórios da Universidade (Fotos:Décio Batista/Agecom/Unesc)

O projeto de Extensão “Sala de Aula, sala de Exposição: Arte Contemporânea como espaço de formação”, coordenado pela professora e coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Cristina Zacarão Pereira, recebeu na manhã desta quarta-feira (14/08), 64 alunos do segundo ano do Ensino Médio, estudantes dos cursos Técnicos em Alimentos e Química, do Cedup, para atividades no laboratórios e ateliês da Unesc. As atividades estão vinculadas à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

“Nosso objetivo neste projeto é aproximar esses espaços de produção e exposição artística com os educandos e propiciar uma imersão em experiências a partir de práticas em nossos locais de aula. Hoje trabalhamos em duas oficinas: uma com pintura, por meio da utilização de pigmentos naturais, com a participação voluntária da artista e nossa acadêmica da última fase do curso, Hilda Maziero, e a outra, com cerâmica, sob a orientação da artista e egressa Simone Milak”, explicou Daniela.

Segundo a coordenadora, a proposta desse projeto em parceria com o Centro de Educação Profissional (Cedup), também busca convidar artistas para acompanhar no desenvolvimento dessas dinâmicas e possibilitar aos estudantes, um contato mais direto com a produção artística local, com a profissão de artista e destacar também, a importância dessa formação no campo das artes visuais”, concluiu.

Temas de estudos

A professora das turmas de Química (261) e Alimentos (221), Mariana Marcelo Dalmolin, eles estão trabalhando a parte de Realismo dentro da arte e aí surgiu a possibilidade de vir à Universidade para uma prática com os artistas e dentro do projeto. “Aqui estão tendo o contato com os pigmentos naturais e a observação do ambiente laboratorial. Uma turma está interagindo com tintura natural em folha de papel e do outro lado, na parte de cerâmica, eles vão ter a possibilidade de produzirem utilitários com argila, associado com elementos da natureza”, comentou a professora.

Pigmentação natural

Com a utilização de elementos comuns do cotidiano como açafrão, beterraba e terra, a acadêmica da última fase do curso de Artes Visuais, Hilda Maziero, ministrou sua oficina sobre as formas de produzir tintas de produtos encontrados na natureza.

“Estamos nesta oficina de tintas e hoje, ensinando como fabricar pigmentos naturais. São tintas feitas de terra e elementos da natureza, misturados com água e cola branca, mas que também para fixação pode ser usado o polvilho azedo ou o amido de milho. Trago exemplos de materiais acessíveis para iniciantes e que possibilita a experimentação em casa mesmo”, informou a artista.

Novos conhecimentos

O aluno da turma de Química (261), Lucas Silvério, destacou a importância de novas experiências. “Aprendemos sobre Realismo e o Naturalismo em sala de aula e hoje na prática aqui na Unesc. Essas oficinas são uma boa forma de aprendermos na prática o conteúdo e isso é sempre bom para obtermos novos conhecimentos em áreas diferentes que não fazem parte do nosso cotidiano”, avaliou Lucas.

Cerâmica e elementos da natureza

A ministrante da oficina de cerâmica, Simone Milak tem, há cerca de 14 anos, o próprio ateliê de cerâmica. Egressa do curso de Artes Visuais, desenvolve seu trabalho independente em sua residência. “Trago um pouco da minha experiência com placas de argila, com a proposta de produção de um utilitário. A partir da argila, vamos imprimir elementos da natureza, por meio de tecidos, para criar uma textura e em seguida modelar uma peça utilitária. Essa é a primeira etapa, e a segunda, se tudo der certo, vamos marcar para o processo de esmaltação do objeto construído”, anunciou Simone.

“Com as aulas práticas nos aprofundamos mais nos assuntos trabalhados em sala de aula. É muito bom colocar as mãos no barro e conhecer novas técnicas que nos darão subsídios para a elaboração dos nossos trabalhos escolares”, descreveu a estudante da turma de Alimentos, Livia Bauer Medeiros

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *