A Unesc, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança mais um processo de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Ensino Médio. O projeto, tem como principal objetivo fomentar a cultura de pesquisa científica entre estudantes do Ensino Médio e Ensino Profissional, está com inscrições abertas até o dia 26 de agosto.
O Programa visa aumentar o acesso dos estudantes do Ensino Médio das escolas parceiras a conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, promovendo uma maior compreensão e valorização da ciência desde cedo.
Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, essa é uma excelente oportunidade para promover a aproximação significativa dos jovens estudantes com o ambiente universitário e incentivar o intercâmbio científico e tecnológico.
“Desta forma, podemos, inclusive, despertar vocações científicas, despertar o desejo desses adolescentes de seguirem a carreira de pesquisadores e terem a oportunidade de iniciar muito cedo”, destaca.
Os alunos selecionados serão acolhidos em um dos 24 Grupos de Pesquisa da Universidade que integram o projeto e receberão auxílio financeiro de R$300 mensais ao longo de 12 meses.
Entre os requisitos estipulados pelo CNPq para participação estão: estar regularmente matriculado no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio; não ter vínculo empregatício; ter disponibilidade de 8h semanais para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e possuir frequência escolar igual ou superior a 80%.
A seleção, conforme descrito em edital, será realizada a partir de um ranqueamento feito com base nas médias dos históricos escolares dos estudantes, ou seja, serão selecionados os estudantes com as melhores médias escolares.
Todos os detalhes das regras para participar, os Grupos de Pesquisa disponíveis, assim como os Termos de Autorização e documentos necessários para inscrição podem ser encontrados no edital https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/24723.pdf?1722972437.
Mais informações podem ser obtidas ainda no telefone (48) 3431-2500.