CET

Visita de alunos de Imbituba à Unesc: uma imersão no mundo universitário

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (8/08) e reuniu cerca de 60 alunos (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Cerca de 60 alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E.M. Eng. Annes Gualberto de Imbituba visitaram a Unesc para explorar os espaços e oportunidades de cursos oferecidos pela Instituição, nesta quinta-feira (8/08). A visita incluiu uma recepção calorosa por parte dos professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, que proporcionaram aos estudantes uma visão abrangente da estrutura da Universidade.

Durante o dia, os alunos participaram de oficinas práticas nos laboratórios de Química, localizados no bloco S, abordando temas como conservação do solo, recuperação de áreas degradadas, controle e qualidade da água, gestão de recursos hídricos, controle da poluição atmosférica e restauração ecológica. 

As atividades permitiram aos visitantes um contato direto com o campo de trabalho e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc também fez parte do roteiro dos visitantes.

Para o professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes a interação com a visita dos alunos do Terceiro Ano da escola de Imbituba, que veio acompanhada de seus professores, é de grande importância. 

“Esse momento nos oferece a chance de compartilhar nossos conhecimentos e motivar os estudantes em suas escolhas profissionais. Discutimos bastante sobre questões ambientais, mas também exploramos outras áreas da Universidade. Dessa forma, eles conhecem melhor a Unesc e as diversas possibilidades de formação que oferecemos, além de entenderem como podem contribuir para o avanço de suas carreiras e estudos futuros”, comentou Menezes.

Para João Alves, um dos alunos visitantes, a experiência foi extremamente importante. “Acho que é uma oportunidade muito bacana, pois nos dá uma ideia de como será o próximo ano e o que esperar dessa nova etapa. É uma oportunidade de vivenciar o ambiente universitário antes de fazer a transição do terceiro ano para a Universidade. Visitar os laboratórios e explorar áreas de interesse é realmente interessante e ajuda a confirmar nossas escolhas”, enfatizou Alves.

“Estou achando essa experiência muito enriquecedora, pois traz várias novidades e oportunidades. Com a Universidade se aproximando, é essencial explorar as portas que se abrem para nós. Conhecer diferentes áreas é ótimo para identificar onde podemos nos encaixar e nos preparar para uma futura profissão”, complementou a estudante Luísa Latronico.

Universo

Conforme o professor visitante Daniel Assis Freitas, a visita faz parte do projeto desenvolvido na escola. “Esse projeto tem o objetivo de apresentar aos alunos o universo das universidades. Esse encontro oferece uma imersão no ambiente acadêmico e nas opções de cursos disponíveis, além de alinhar com o conhecimento adquirido na análise ambiental do território, como as bacias hidrográficas catarinenses estudadas no primeiro semestre”, disse Freitas.

A professora Cláudia Peluso Martins, que também fez parte do encontro, falou que o que ela vive dentro da Universidade é sua vida. “Entrei com o propósito de fazer graduação e hoje sou professora, o que me dá muito orgulho”, finalizou.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *