Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CSA

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Unesc vem formando profissionais para diversos cenários

“Sempre busquei novas oportunidades sem deixar de lado os estudos” (Fotos:Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Há uma frase atribuída a Peter Drucker que diz que “a melhor forma de prever o futuro é criando”. Com base no pensamento do autor, é possível enxergar no cotidiano das pessoas a busca por estabilidade e segurança na vida profissional e, que para atingir esse objetivo, vê-se necessário edificar uma história fundamentada nos alicerces da educação. Educação que precisa ser atual, científica, e de fácil acesso.

Ciente de que o ensino de qualidade é capaz de transformar os indivíduos para que esses possam construir uma sociedade madura e inclusiva, a Unesc oferece diversos cursos com âmbito superior. Um exemplo, é o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, que é ofertado nas modalidades presencial e a distância (Ead). Na modalidade à distância, conta com interações semanais realizadas através da ferramenta Google Meet com os professores das disciplinas.

O curso tem a duração de dois anos, nos quais no primeiro conta com disciplinas que trarão uma visão geral da gestão de uma organização. Já no segundo ano, o estudante conta com disciplinas voltadas à área de recursos humanos, passando por todos os subsistemas da área de RH, como recrutamento e seleção, socialização, integração, remuneração e avaliação de desempenho. Ao concluir os estudos, os acadêmicos poderão seguir com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

De acordo com a coordenadora do curso, Michele Domingos Schneider, a matriz curricular conta com a curricularização da Extensão, por meio da qual os estudantes realizam ações, envolvendo os conteúdos das disciplinas em empresas reais, permitindo ao acadêmico colocar em prática diversos conhecimentos das disciplinas e a aproximação com a área de recursos humanos de uma organização.

“As atividades de curricularização da Extensão estão ancoradas no projeto denominado ‘gestão para pequenos e médios empreendimentos’. Nestas atividades os estudantes realizam diagnósticos, avaliam os processos ou atividades relacionadas a disciplina e retornam a essas empresas com o planejamento de ações, visando contribuir com melhorias para a organização”, explicou.

 

Um caso de sucesso

Natural de Criciúma, a jovem Talyta Rocha Dagostim concluiu os estudos por volta de dezembro de 2023. Ela conta que atuou em diversos mercados e seu primeiro contato com a área de RH foi em em uma indústria de confecções. Depois dessa experiência, Talyta encarou outras oportunidades, como a contabilidade.

“Eu tentei o curso de Ciências Contábeis, mas não me identifiquei com o assunto. Sempre encontrei uma pré-disposição com o setor de recursos humanos e por isso troquei para esse mais específico”, comentou. 

Atualmente a egressa atua em uma cooperativa de crédito que, segundo ela, incentiva seus colaboradores a dar sequência na própria formação. Ela diz que a Unesc sempre foi uma referência, pois desde quando criança, vinha conhecer a Universidade por meio de visitas da escola.

“A Unesc foi a minha primeira experiência como Universidade. Se naquela época, quando eu era mais jovem, por volta de 2016, as atendentes não tivessem paciência para me explicar e oferecer as bolsas, talvez o meu futuro fosse totalmente diferente. Eu sou grata por tudo o que a Unesc fez por mim, pois me ajudou a amadurecer de modo pessoal e profissional”, lembrou.

 

Conselhos

Talyta afirma que iniciar uma jornada de estudos ou carreira em uma nova área pode parecer desafiador, mas é também uma das decisões mais gratificantes que você pode tomar. Segundo ela, cada passo, por menor que pareça, é um avanço em direção aos seus objetivos e, que é preciso lembrar-se que o aprendizado é um processo contínuo e que os desafios que você encontra ao longo do caminho são oportunidades de crescimento.

“Tenha paciência consigo mesmo e celebre cada conquista, por menor que seja. Busque apoio em mentores, colegas e amigos, pois compartilhar experiências e dúvidas pode tornar o caminho mais leve. Acredite no seu potencial e mantenha a curiosidade viva, sempre buscando aprender e se aprimorar. O mais importante é nunca desistir. Cada erro é uma lição e cada obstáculo, uma chance de se tornar mais forte. Confie em sua capacidade de alcançar grandes coisas e saiba que o esforço de hoje será a base do seu sucesso amanhã”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *