As crianças que frequentam a Casa da Infância, no bairro Fábio Silva, em Criciúma, estão sendo beneficiadas com o retorno das atividades do Projeto de Extensão da Unesc, intitulado “Contar e encantar: contação de histórias e formação do leitor”. A iniciativa busca promover a leitura e discussão de textos literários com vistas à promoção da escrita e da formação de leitores. O projeto teve início no segundo semestre de 2023.
Conforme o bolsista João Antônio, o reencontro foi realizado no dia 30 de julho. “Os encontros na Casa da Infância são momentos ricos de aprendizados e trocas de experiências”, destacou. As atividades são desenvolvidas por meio das ações da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, responsável por promover momentos de aproximação e interação entre a Universidade e a sociedade, gerando assim um amplo desenvolvimento dos futuros profissionais e a difusão de conhecimentos.
A coordenadora do projeto, professora Cibele Freitas, avalia positivamente a iniciativa, já que oportuniza às crianças da instituição um reforço na leitura e na interpretação de texto. “A vivência nos projetos de Extensão universitária oportuniza experiências diversas entre docentes, discentes e a comunidade, promovendo a comunicação entre o ambiente universitário e a comunidade externa por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão”, acrescentou Cibele.
O projeto também conta com o apoio da professora Daniela Arns Silveira.
Casa da Infância
É uma Associação beneficente e filantrópica que visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como grupo familiar e comunitário, colaborando no processo de transformação social da comunidade. Está situada na rua Artur Bernardes, s/n, no Loteamento Anita Garibaldi, Bairro Fábio Silva em Criciúma. Para conhecer melhor o trabalho da Instituição clique aqui.