Tudo tem hora para ser plantado, regado e colhido. Após anos de estudos intensos, noites mal dormidas e desafios superados, os graduandos e graduandas dos cursos de Fisioterapia e Odontologia da Unesc estão prontos para iniciar uma nova etapa em suas vidas. Com os conhecimentos técnicos adquiridos nos últimos cinco anos, se tornarão agentes de transformação, capazes de aliviar dores, restaurar sorrisos e devolver a qualidade de vida a seus pacientes.
A noite deste sábado (03/08), foi um momento único e emocionante para as duas turmas que estão concluindo uma longa caminhada marcada pela dedicação, pelo conhecimento e paixão pela graduação escolhida. Foi com imenso orgulho que familiares e amigos se uniram na celebração dessa conquista tão importante aos novos profissionais, que estão aptos a dedicar suas vidas na promoção da saúde e do bem-estar da sociedade.
Uma celebração para todos
A formatura não foi apenas mais um evento festivo, mas um momento de reflexão na vida de cada formado e formada. A noite é para derramar as lágrimas de felicidades, estampar no rosto os sorrisos de alegria e de agradecer a todos que contribuíram para o encerramento deste ciclo. Também é nesta hora que cada um começa a olhar para o futuro com esperança e otimismo.
Comandando a colação de grau especial, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, representou a reitora e paraninfa das duas turmas, Luciane Bisognin Ceretta. Em seu discurso, o pró-reitor destacou as importantes profissões que os mais novos graduados e graduadas exercerão a partir de agora.
“O ser humano é uma máquina, mas ele não tem nada de simples, ele tem emoções. E vocês vão ter sempre nas suas mãos pessoas que procuram serviços, que têm sentimentos. O discurso dos representantes das duas turmas foi claro: não mexam apenas em dentes e não estiquem apenas músculos, façam a diferença, pois muitas vezes uma palavra é muito mais significante do que um ato ou um procedimento. Leve para a vida uma coisa: o orgulho de ter se formado na Unesc, porque em seus diplomas está estampado a logomarca da Nossa Universidade Comunitária. Voltem quando quiserem, a casa é de todos e estaremos sempre de braços abertos . Nunca esqueçamos que nós somos seres humanos dotados de sensibilidade. Sejam felizes”, discursou José Otávio.
Discursos a duas vozes
Para representar os novos diplomados, pelos fisioterapeutas, o orador escolhido foi Adair Cardoso Selau Júnior, para representar os odontólogos, a escalada para fazer o uso da palavra foi Yasmin de Medeiros Zanelatto. As duas vozes relembraram diversos momentos vivenciados durante os 10 semestres das graduações.
“Hoje, nos encontramos aqui para celebrar uma das conquistas mais importantes de nossas vidas. Este é um momento que jamais esqueceremos, um marco que representa anos de dedicação, esforço e superação. Somos gratos a todos que nos apoiaram nesta jornada, que nos motivaram a continuar, mesmo nos momentos mais desafiadores”, anunciaram.
Na sua fala, Yasmin destacou: “Como acadêmicos de Fisioterapia, enfrentamos desafios únicos, desde a compreensão da anatomia até a aplicação prática das técnicas que ajudam a restaurar a funcionalidade e a qualidade de vida dos nossos pacientes. Mas o maior aprendizado que vamos levar dessa jornada é da valorização e do respeito com a pessoa humana, e isso eu posso dizer que aprendi com cada um de vocês. Para mim, mesmo que existam as patotinhas e as características pessoais de cada um, essa turma é sinônimo de acolhimento e de parceria. E é esse o meu desejo para cada um de nós como fisioterapeutas, que sigamos olhando para os nossos pacientes com carinho e dedicação, não há dúvidas que muitas vidas serão transformadas através da nossa profissão”, comentou a oradora.
Por sua vez, Adair, salientou que a jornada foi repleta de desafios e conquistas. “Hoje celebramos a conclusão de uma jornada. No início, enfrentamos muitas dúvidas, mas após 10 semestres, a turma 018 se tornou um símbolo de dedicação e superação. Ao longo desses anos, enfrentamos longas noites de estudos, realizamos práticas intensas em laboratórios, estágios e atendimentos clínicos, superando o cansaço e equilibrando nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. Nossa dedicação foi impulsionada pelo amor à profissão e pela convicção de que transformar sorrisos significa verdadeiramente transformar vidas. Aprendemos que a odontologia vai além dos dentes; ela envolve cuidar de pessoas e impactar positivamente a vida de cada paciente. Este é nosso orgulho e nossa missão”, referendou o mais novo odontologista.
Reconhecimentos
Associação Brasileira de Odontologia
Como é de costume, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entrega durante a solenidade uma homenagem ao destaque da turma. E a graduanda Larissa Cucker Del Castanhel, foi contemplada com um certificado, entregue pelo conselheiro da ABO, Velcides Fábris.
Conselho Regional de Odontologia
Já a graduanda Isadora Schvartz da Rosa, recebeu das mãos dos representantes do Conselho Regional de Odontologia e da Academia Catarinense de Odontologia, Wilson Andriani Júnior e Vanderlei Jorge, respectivamente, um diploma por ter a melhor média de notas durante o curso