A cidade de Criciúma recebeu a oitava edição do Seminário “Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil”, no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, nesta terça-feira (30/07). O evento foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar Mista de Educação, com coordenação do deputado federal Pedro Uczai.
O seminário tem como objetivo debater junto à comunidade regional alguns temas que estão em discussão no Congresso Nacional, entre eles o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Entre os tópicos abordados estão: Novos Caminhos da Educação no Brasil: PNE e novo ensino médio – desafios e perspectivas; Autismo: O desafio de educar e aprender dentro da escola; e Pedagogia Touchscreen: O impacto do uso excessivo das tecnologias e das telas na educação infantojuvenil.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, agradeceu a presença de todos e salientou a oportunidade de aprendizado proporcionada pelo encontro. “Muito obrigada por oportunizarem um momento tão importante. A Unesc tem na educação, especialmente nas licenciaturas, um de seus grandes marcos. As temáticas trabalhadas aqui são conduzidas por pessoas com muito conhecimento e experiência, capazes de construir melhorias necessárias no cenário educacional”, disse.
“Nosso objetivo é desenvolver professores aptos a lidar com essas situações. Aqui, o conhecimento é construído a partir de pesquisas e experiências práticas”, complementou Graziela.
A deputada federal Carla Ayres parabenizou a Unesc por sediar o evento e destacou a importância dos seminários, especialmente após a recente sanção da lei que prorrogou o PNE até 31 de dezembro de 2025. “A educação deve estar no centro dessas discussões, e a responsabilidade pelo Plano Nacional de Educação está em nossas mãos, para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Um dos temas que vamos abordar aqui é a inclusão, com destaque para o debate sobre o autismo e a educação no Brasil. Também discutiremos o ensino médio, que recentemente foi palco de debates na Câmara com a aprovação do novo projeto”, enfatizou.
Conforme a deputada, esses debates são essenciais para aprimorar todos os aspectos que contribuem para a erradicação do analfabetismo e a alfabetização das crianças. “O novo plano inclui desafios importantes, como a ampliação da educação em tempo integral, uma educação voltada para os direitos humanos e o desenvolvimento social”, pontuou.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, Angela Back, também participou da abertura do evento e enfatizou que o debate é importante para a qualificação da educação. “Agradeço a presença de todos para prestigiar esse evento que qualifica bastante o debate em torno da educação. Nós temos produzido muito conhecimento aqui na região, formando mestres e doutores, impactando diretamente a qualidade da educação,” finalizou Angela.