Estudantes da Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi, de Araranguá, tiveram uma tarde diferente nesta semana. Eles assistiram na tarde desta quinta-feira (25/07), ao projeto de Extensão ‘Educação Ambiental e Extensão Popular como Fundamentos para a Agricultura Urbana em Uma Comunidade de Araranguá (SC): Contribuições para a conservação do solo e da água no contexto local e regional’. Toda a atividade foi ministrada pelos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Yasmine de Moura da Cunha, pela acadêmica Brenda Daminelli Mezzari e pelo voluntário da ação e egresso da Unesc, Eduardo Fernandes Martinello.
Conforme o coordenador do projeto de Extensão, professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, trata-se de um projeto desenvolvido não apenas em parceria com a escola, mas também com a Associação Comunitária do Município.
Essa atividade que desenvolvemos hoje será usada para a construção de uma composteira que será muito interessante, pois eles poderão levar esse conhecimento para suas casas e comunidades”, comenta.
Kaleb Boeira tem dez anos e estuda na quarta série do Ensino Fundamental 1. Ele disse que já havia ouvido falar no assunto, mas que mesmo assim conseguiu aprender coisas novas.
“Aprendi que a gente não deve jogar materiais orgânicos no lixo comum e sim utilizá-los em locais como as composteiras”, aponta.
A professora das disciplinas de Ciências e Biologia da escola participante, Juciney Goularte Nunes, disse que a Unesc é parceira da escola há muito tempo e em diversos momentos, inclusive, formando vários docentes da instituição, como, ela mesma. Juciney falou ainda sobre a importância pedagógica que existe na ação ensinando as crianças a aprenderem sobre o meio ambiente.
“É extremamente importante, primeiro porque somos animais deste planeta e nós temos que ter consciência sobre o quanto impactamos nosso próprio ambiente que é a nossa casa. É uma novidade para os alunos, eles gostam desse envolvimento, esse projeto é extremamente vital”, acrescenta.
Ingressante no projeto em 2023, Brenda Daminelli Mezzari é acadêmica da quarta fase do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Unesc. Ela compartilhou relatos das perspectivas sobre sua participação no programa de Extensão e a importância dele existir.
“Com certeza é de extrema importância, pois conseguimos trazer aquilo que aprendemos na academia para dentro das escolas, para as crianças e alunos em geral. Além disso, é muito gratificante “, analisa.