Os atletas que representaram a Unesc nos Jogos Universitários Catarinenses (Juc’s) fizeram bonito na competição e trouxeram para casa a quinta posição na classificação geral. A Universidade conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata. Uma das categorias campeãs foi o handebol feminino, na qual segue para a fase nacional em Brasília.
Segundo Lucas Custódio, treinador do time, cada estado da federação, as Instituições de Ensino Superior (IES) disputam em diversas modalidades nos campeonatos sediados em seus respectivos estados que servem como etapa classificatória para a fase nacional.
“A Unesc foi a campeã no handebol feminino e teremos 14 atletas que irão disputar a fase nacional. A meta é ficar entre as três melhores equipes do Brasil, mas temos condições de ser campeãs nacionais. A cada dois anos, quando antecede ano de mundial, vencer em Brasília, significa poder representar o país no mundial universitário”, comenta.
Uma história especial
Natural da cidade de Cataguases, Minas Gerais, a jovem Rafaella Rodrigues Rocha Silva, de 25 anos, compartilhou sua trajetória no esporte. Ela lembra que sempre foi apaixonada por atividades físicas, mas ainda na sua cidade natal, um professor de Educação Física lhe convidou para ingressar em um time do município. Porém, foi aos 15 anos que passou a receber propostas para competir em outros estados e em outras equipes.
Atualmente, Rafaella Rodrigues é graduada em Direito pela Unesc onde também faz pós-graduação. Ela comentou a sua expectativa para a disputa da nova fase em Brasília.
“Estou muito feliz com a conquista do grupo, foi uma experiência completa, queremos muito trazer mais esse pódio inédito para a cidade e para a universidade. Sinto que estamos cada dia mais preparadas para a competição”, menciona.
Essa será a primeira vez que a equipe da Unesc vai participar da fase nacional, mas a atleta já obteve, anteriormente, o convite de integrar a seleção universitária. Além disso, já conquistou uma medalha de prata em 2018 pelo mundial universitário que aconteceu na Croácia. Na ocasião, a atleta representou outra universidade. Hoje, além da Unesc, Rafaella integra o time Associação Criciumense de Handebol Feminino (Acrihf) e FME – Criciúma.
O time de handebol feminino da Unesc vai disputar a etapa nacional entre os dias 13 e 19/10 e estará representando o estado de Santa Catarina. A viagem será custeada pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e a estadia e alimentação pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Confira a classificação geral da Unesc
Handebol feminino 1º lugar
Handebol masculino 4º lugar
Futebol Feminino 2º lugar
Futebol masculino 4º lugar
Vôlei feminino 2º lugar
Vôlei masculino 3º lugar
Tênis de mesa feminina 2º lugar
Tênis de mesa masculino paradesportivo 1º lugar categoria e 3º lugar geral
Atletismo feminino 2º lugar geral