Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2020), a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, as mulheres brasileiras representam 46% dos empreendedores iniciais no território nacional, e 40% delas planejam abrir de uma a cinco vagas de emprego.
Um relatório mais recente do GEM destacou que as mulheres brasileiras estão mais confiantes para empreender do que os homens. De acordo com o relatório, 63% das mulheres acreditam ter as habilidades necessárias para iniciar um negócio, em comparação com 56% dos homens.
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil alcançou 10,3 milhões, representando um aumento de 30% de 2021 para 2022 e estabelecendo um recorde desde o início do acompanhamento em 2016. O levantamento do Sebrae revela que os empreendedores atuam majoritariamente no setor de serviços, constituindo 34,4% do total de empreendedores no país.
Na Unesc, essa tendência positiva não é exceção. Comprometida com a inovação, a Instituição se destaca como um ambiente propício ao empreendedorismo feminino. A Universidade investe significativamente em programas específicos para mulheres, como a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec-in), no Parque Científico e Tecnológico (Iparque), e o hub de inovação Unesc Connect. Este último abrange 10 linhas temáticas, incluindo o Empreende Mulher, uma iniciativa exclusiva para fomentar negócios liderados por mulheres. Por meio do Empreende Mulher, a Unesc oferece capacitação e mentoria por intermédio de oito projetos gratuitos, abertos à toda a comunidade.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, empreender é mais do que um ato; é uma combinação de ciência, arte e coragem que exige inovação constante. “Empreender requer uma dose extra de coragem, conhecimento, competência, adaptabilidade, criatividade e conectividade”, afirma Luciane.
A reitora destacou que, na esteira desse grande enfoque, está a Unesc que se conecta com as necessidades e com um olhar inovador de ressignificação para estimular as mulheres a ampliarem a participação no desenvolvimento da economia brasileira e em mercados internacionais. Mas, conforme a reitora, apesar dos avanços, há diversos obstáculos a serem enfrentados.
“O ato de empreender pode ser realizado por um projeto ou movimento que impacta no cotidiano das pessoas”, ressaltou Luciane, reforçando ainda que a parceria com a comunidade e o envolvimento em diversas ações são objetivos fundamentais de uma Universidade Comunitária.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão Gisele Coelho Lopes, como Universidade Comunitária, a Unesc segue a missão de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Sul catarinense.
“Por meio de diversas atividades de inovação e empreendedorismo, a Instituição conecta as diferentes necessidades da comunidade em geral com a academia. A Unesc não entrega somente um certificado, entrega valor. Ela fomenta todo um ecossistema, compartilhando conhecimentos, metodologias, mentores, gerando oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico, cultural, ambiental e esportivo”, disse Gisele.
Demonstrando o compromisso, a Unesc tem marcado a presença em várias iniciativas na região, dentre elas, a 4ª edição do Voe Mulher”, complementou Gisele.
O evento ocorre na próxima quinta-feira (25/07), às 18h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). No encontro, a equipe da Unesc destacará as oportunidades na área do empreendedorismo feminino e abordando temas relacionados aos negócios.
Negócios
Conforme a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Engel, este evento proporciona a oportunidade de troca de conhecimento, networking e compartilhamento de experiências. “Vamos direcionar todas as nossas atividades voltadas ao Hub de Inovação Unesc Connect e à comunidade Empreende Mulher, convidando-as a conhecer e acessar as nossas plataformas. Nessas comunidades, elas recebem semanalmente dicas, informações e orientações, e são convidadas para palestras, workshops e mentorias, além de oportunidades para fazer conexões”, comentou Elenice.
“O objetivo do Unesc Connect é justamente promover o networking e essas conexões, criando novas oportunidades e perspectivas para os negócios dessas mulheres”, acrescentou Elenice.
Segundo a coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes, durante o evento, o Hub Unesc Connect fortalecerá as conexões da Comunidade Empreende Mulher, disponibilizando um QR Code para as participantes do programa Voe Mulher se juntarem ao grupo no WhatsApp, que atualmente conta com 55 membros.
“Ao ingressarem na comunidade no WhatsApp, elas terão acesso a diversas oportunidades de empreendedorismo e inovação, integrando-se ao ecossistema de inovação da Unesc. Isso permitirá o desenvolvimento de suas jornadas empreendedoras e a ampliação de suas redes de networking”, comentou Jaqueline.
O encontro promete reunir 400 mulheres e não é destinado apenas para quem já empreende e, sim para todas as mulheres que desejam evoluir na vida profissional. O evento contará com um painel de discussão com a participação de três empreendedoras: a diretora de moda Bianca Olivo; a personal trainer Fefa Pasini; e a dentista Paula Fernanda. A mediação ficará a cargo da jornalista Giovana Pedroso, e a apresentação será conduzida pela jornalista Karol Carvalho.
Interessados em participar do evento podem adquirir ingressos nos espaços físicos das marcas organizadoras e também pelo endereço: https://www.sympla.com.br/evento/voe-mulher-edicao-2024/2514793. Colaboradores e estudantes da Unesc terão desconto.