A Assessoria Pedagógica Universitária da Unesc realizou o encerramento do Curso de Formação de Novos Docentes, para professores ingressantes no quadro regular da instituição no ano de 2023. A ação foi realizada na tarde de quinta-feira, (18/07), no bloco R2. Na ocasião, os docentes trocaram feedbacks sobre suas percepções em relação ao Curso, aplicações nas suas práticas docentes, bem como, receberam os certificados de conclusão do curso.
O professor dos cursos de Administração e Comércio Exterior, Jackson Cittadin, foi um dos participantes e disse que é sempre uma experiência enriquecedora estar com os demais colegas para aprender novos conhecimentos por meio de exemplos ou relatos.
“É sempre enriquecedor porque aprendemos com os exemplos e com as práticas dos colegas. Além disso, sempre falamos para os alunos que o importante de vir para a faculdade não é apenas aprender com o professor, mas também trocar saberes com os colegas. Aqui é a mesma coisa, cada caso, cada exemplo, cada prática dividida por um professor nos possibilita aprender e posteriormente aplicá-la em sala de aula, evoluindo os processos de ensino”, comenta.
Segundo tempo
A Assessoria Pedagógica teve a agenda semanal cheia de compromissos institucionais, em decorrência do Programa de Formação Permanente de Docentes. Após o primeiro evento ser concluído, houve um novo encontro de professores, que se reuniram para a tradicional Comunidade de Aprendizagem. Desta vez, além dos membros fixos (selecionados por meio de edital), outros docentes marcaram presença, o que resultou em um número superior a 50 participantes. Para acolher essa grande quantidade de profissionais, o encontro também foi sediado no Bloco R2, porém, na sala 102.
A mediadora do encontro foi a professora Giselly Cristini Mondardo Brandalise que realizou workshop sobre o tema ‘Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP’. Segundo ela, a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma abordagem pedagógica que busca promover a aprendizagem significativa, que incentiva os acadêmicos a investigar, explorar e resolver problemas do mundo real, promovendo a aprendizagem ao longo do processo.
“Durante a aplicação das etapas da Aprendizagem Baseada em Projetos utiliza-se diferentes estratégias e ferramentas, possibilitando a construção e o aprofundamento de uma problemática da vida real e abordagem prática de conteúdos científicos na busca de soluções e no desenvolvimento de planos de ação. Ao engajar os alunos em projetos que requerem pesquisa, colaboração e aplicação prática do conhecimento adquirido, essa metodologia não só promove a compreensão profunda dos conceitos, mas também desenvolve as competências essenciais da disciplina ministrada”, explica.
Participando pela primeira vez da Comunidade de Aprendizagem, o professor Gabriel Valga Ricardo, do curso de Artes Visuais da Universidade, disse que para o processo formativo, a existência de espaços como esse podem oportunizar a construção de uma educação mais significativa.
“É o meu primeiro ano atuando na docência do ensino superior, mas as formações como a de hoje podem me fortalecer enquanto professor e educador e a partir disso, vislumbrar resultados que possam repercutir na educação”, destaca.