O Parque das Nações foi palco do evento Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom), uma iniciativa da Unesc em parceria com a Rádio Jovem Pan. O evento, que na tarde deste sábado (20/07), teve como tema central o meio ambiente, ofereceu uma série de atividades e oficinas voltadas para a conscientização sobre questões ambientais e práticas sustentáveis.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o ViverCom é um reflexo do compromisso da Unesc com a comunidade. “É nosso propósito estar sempre onde a comunidade está e, mais uma vez, levamos atividades, lazer e conhecimento para o parque, onde estarão famílias inteiras para mais uma linda edição do nosso ViverCom. Estamos comprometidos em seguir ampliando essas iniciativas que promovem educação, saúde e cultura em locais acessíveis e significativos para todos”, afirmou a reitora.
O evento contou com uma série de oficinas e atividades que promoveram a conscientização sobre questões ambientais, como coleta seletiva, separação correta de resíduos, água potável e saneamento básico, e lixo marinho. Além disso, houve a distribuição de sementes e plantas, orientações sobre exames laboratoriais, jogos temáticos sobre coleta seletiva com entrega de brindes, e exposições interativas sobre doenças de veiculação hídrica e lixo marinho no Sul catarinense.
Para as crianças, houve, ainda, recreação infantil, brinquedos infláveis e uma variedade de jogos de mesa, como dama, dominó, xadrez, quebra-cabeça e jogo da memória, que não só divertiram os pequenos, mas também incentivaram a prática de atividades físicas e o desenvolvimento cognitivo.
O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, falou da importância do envolvimento da Universidade, com uma atividade como esta. “Vivenciamos o verdadeiro papel, a função e a missão de uma Universidade Comunitária: estar presente onde a população necessita de serviços e orientações, demonstrando o que pode oferecer e se apresentando como uma Instituição sempre de portas abertas. Esse é o nosso propósito. O ViverCom já provou como um espaço onde experiências são trocadas, trabalhadas e, mais importante ainda, vivenciadas”, observou.
Envolvimento comunitário
A assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Geiziane de Morais, destacou o impacto positivo da ação. “Essa ação fortaleceu ainda mais o envolvimento comunitário, contando com a participação de crianças, adultos, idosos e toda a família, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e saudável para todos”, disse Morais.
Gisele Luciano, moradora de Criciúma, esteve no evento com sua filha Isabelli, de 10 anos, e o enteado Benício, de 4 anos e elogiou a iniciativa. “Hoje foi muito proveitoso. Tinham várias crianças para brincar, o que tornou o dia ainda mais divertido. É muito legal trazer essas brincadeiras, especialmente porque hoje elas também estão aprendendo sobre o meio ambiente”, comentou Gisele.
No site www.unesc.net/vivercom, é possível acessar fotos de outras edições do projeto, bem como os detalhes das atividades propostas para esta edição.
Resumo das temáticas abordadas pelos projetos de extensão:
- Ensinar e reforçar a importância da coleta seletiva e a separação correta dos resíduos de acordo com as cores das lixeiras: Educação Ambiental e Extensão Popular como fundamentos para a Agricultura Urbana em comunidade de Araranguá (SC): contribuições para a conservação do solo e da água no contexto local e regional. Boas práticas no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde no campus da Unesc;
- Exposição e jogos interativos: O lixo marinho no sul catarinense: discussões com estudantes das séries finais e turistas sobre o potencial impacto ambiental e econômico. Educação, ciência e as questões socioambientais: ações em benefício da formação integral do sujeito e do desenvolvimento sustentável;
- Exposição sobre situação atual do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS 6 – Água Potável e Saneamento – da Agenda Mundial 2030 com integração entre metas e programas estabelecidos nos planos de recursos hídricos das bacias do Grupo Sul de Comitês de Bacias Hidrográficas Catarinenses à agenda mundial, considerando o ODS 6;
- Entrega de material sobre os comitês de bacia hidrográfica na região e apresentação da questão da água: Extensão – ProFor Águas Unesc – Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense.
Mais fotos clique aqui.