O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em nível de mestrado iniciou na tarde desta sexta-feira (12/07), o segundo encontro presencial da disciplina “Seminário de Elaboração de Estudos e Pesquisas em Sistemas Produtivos”. O mestrado ocorre por meio da parceria entre a Unesc; a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille).
Após a abertura, que ocorreu às 14h30min, os professores e mestrandos participaram de seminários, seguidos de uma roda de conversa com os egressos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, explica que, por ser realizado por meio da parceria entre quatro instituições, o PPGSP possui metodologia diferente de um programa exclusivo de uma única Universidade.
“Nele, os professores e os estudantes compartilham os espaços e os conteúdos da sala de aula de forma simultânea, mesmo eles estando em espaços físicos diferentes, mas ao mesmo tempo toda a parte do projeto pedagógico é construída de modo interdisciplinar. Um momento como este é rico porque cumpre o propósito do programa que tem sido proporcionar uma grande experiência. À medida que os estudantes visitam as instituições parceiras, trocam ideias e têm vivências sobre a realidade local”, fala.
Este é o único Programa de Pós-graduação neste formato no Sistema Acafe. “Estamos muito motivados para a próxima quadrienal, porque o PPGSP faz uma governança colaborativa. Para as nossas instituições comunitárias, ter um programa nesse molde é uma grande riqueza para o desenvolvimento da nossa região e do estado de Santa Catarina”, acrescenta Gisele.
O PPGSP é um marco inovador para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior, pois é o primeiro a ser desenvolvido a partir da união de quatro Universidades que, juntas, abrangem 93% do território catarinense.
Apoiado pelas IES que o mantém em forma associada, o Programa busca desenvolver a ciência, a tecnologia e a inovação pelo compartilhamento de ações e competências para promover a formação humanística, técnico-científica e cultural de seus discentes, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, priorizando o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas produtivos de forma sustentável.
O PPGSP foi criado em 2016 com o intuito de interação entre as instituições do Sistema Acafe que possuem objetivos comuns. “Em função disso, hoje o programa atende 92% de Santa Catarina, já que cada uma delas está em uma região do estado. Assim, os estudantes têm percepção de pelo menos quatro pontos, justamente porque as instituições estão em regiões diferentes”, salienta a coordenadora geral do programa, Cristina Keiko Yamaguchi.
Ao todo, segundo Cristina, cada acadêmico participa de quatro seminários. “Isso permite que ele conheça cada uma das quatro universidades na essência, pois cada um tem um jeito e o seu valor”, cita.
Em novembro, o seminário ocorrerá na Uniplac, em Lages, seguido da Univille, em Joinville e UNC, em Caçador, as duas últimas em 2025.
Jantar de Integração
Além dos aprendizados durante os dois dias, os participantes do PPGSP, também participam de um jantar de integração, realizado em Nova Veneza, Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. “Receber instituições co-irmãs significa dizer que o modelo a Acafe funciona. Este é um evento científico, mas também cultural e gastronômico. É uma experiência muito importante para os nossos acadêmicos e também professores”, fala o coordenador Operacional Local da Unesc do PPGSP, Kristian Madeira.