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Geral

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc encantam o público com intervenções performáticas

As performances foram realizadas ao lado do palco dos Quintas Culturais

Acadêmicos do curso de licenciatura em Artes Visuais da Unesc encantaram o público com intervenções performáticas realizadas na última semana ao lado do palco do projeto Quintas Culturais. As ações são resultado da disciplina de Laboratório de Performance, pertencente à matriz curricular da 5ª fase do curso de Licenciatura em Artes Visuais. 

Uma das intervenções, intitulada “Mesa de Discussões”, envolveu a instalação de uma mesa redonda composta por oito mesas e cadeiras com rodinhas em frente ao hall do bloco XXI-B. Os performers abordavam as pessoas, perguntando sobre temas que eles gostariam de debater. Após a escolha dos temas, uma sirene soava, dando início a uma mesa de debate sobre o tema sorteado. 

Os acadêmicos discutiam o tema por três minutos, e, após outro toque de sirene, um novo tema era sorteado e discutido, repetindo-se o processo. Os debates abordaram temas como aborto, violência doméstica e legalização das drogas. A intenção era convencer os espectadores a se sentarem na mesa e darem suas opiniões.

A segunda intervenção, “Exaustão”, focava no cansaço cotidiano. Sete performers executavam atividades diárias ininterruptamente, como varrer, amarrar os sapatos, tocar pandeiro e carregar uma pilha de livros. As atividades eram acompanhadas pelo som de um metrônomo, que cadenciava a velocidade das ações. 

Após alguns minutos, uma sirene soava e os performers trocavam de atividade, repetindo o processo até o próximo toque de sirene. A cada sirene, o ritmo do metrônomo aumentava, acelerando as ações.

Performance

A “performance art” surgiu como uma linguagem artística interdisciplinar na Europa e nos EUA na década de 1960. Desde então, se disseminou pelo mundo, absorvendo características locais.

Para o responsável da disciplina e coordenador das cenas, Gustavo Bieberbach “a performance art já nasce com a característica principal de ‘denúncia’ e foi esse o estímulo principal para que os acadêmicos criassem as duas intervenções”, comentou. 

“Na performace não há um ensaio e sim uma preparação do corpo para estar apto a estar presente e visível ao público. Na primeira intervenção, o público foi convidado a se manifestar efetivamente por meio de opiniões que normalmente são deixadas para serem dadas nas redes sociais escondidas por detrás de seus avatares”, acrescentou

Conforme ele, a segunda performance deixou claro que “em nossa sociedade estamos abarrotados de tarefas no dia a dia e muitas vezes fazemos algo sem nem mesmo ter em conta para que ou o que fazemos. É a arte tentando abrir os olhos da sociedade e trazendo uma perspectiva dinâmica e crítica que só esta linguagem é capaz de evidenciar”, finalizou Bieberbach.

 

Serviço:

Performance 01: Mesa de Debates

Performers: Aline Regina Tzulkovski, Ana Carolina Reus Garcia, Bruna Gislaine Zilli, Cecilia

Garrido Silvestrini, Eloisa Kummer, Eloisa Kummer, Gislane de Oliveira Lídio, Ingred Pereira,

Isabele Dalponte de Bona Sartor, Isabelle Gomes da Silva, Isabelly Gonçalves Silva , Martina

Gornicki, Miguel Santana Luiz e Vinicius Kühl Santos.

 

Performance 02: Exaustão

Performers: Gabriel Becker Vieira, Karoline Ribeiro Kulkamp, Manuela Pereira Venâncio, Maria

Laura Melo Pereira, Maria Luiza Gomes Scarpati, Shara Jesus de Oliveira, Victória Fernandes e

Vitor Germano Baum Joaquim.

Coordenação: Luiz Gustavo Bieberbach

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