“A Fucri/Unesc é construída por muitas vozes, mãos e lutas”. A frase introduzia, no ano passado, a série “Unesc: 55 Anos de Histórias”, audiovisual com depoimentos daqueles que ajudaram e ajudam na fundação, construção e consolidação de uma das maiores instituições do Sul catarinense contarem esta história: a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que deu origem, na sequência, à Unesc.
Agora, em 2024, o trabalho ganha sequência e um novo nome: “Unesc: 56 Anos de Histórias”, um trabalho que será de constante resgate da história de uma das maiores instituições do Sul catarinense. O material possui depoimentos de ex-diretores da Fucri, ex-reitores da Unesc, colaboradores, autoridades políticas, entre outros.
“A história da Unesc é viva e possui muitos personagens fundamentais na construção. Além de contar as histórias, queremos perpetuar e reconhecer as conquistas e esforços que contribuíram e contribuem para que a nossa Universidade seja esta Instituição forte e perene”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Até o momento foram divulgados 12 depoimentos, sendo que muitos outros estão sendo preparados. O trabalho, desenvolvido pela Agência de Comunicação da Unesc (Agecom), fica disponível no canal oficial da Universidade no Youtube: Unesc TV e também no site www.notícias.unesc.net.
O projeto ganha continuidade aos 56 e depois aos 57 e promete ser uma série de resgate contínuo. Ainda para compor o material, uma ampla pesquisa, que possui parceria com o Centro de Memória e Documentação (Cedoc), da Universidade, foi realizada.