A magia das histórias folclóricas ganhou vida na Escola Estadual Princesa Isabel, em Morro da Fumaça. Em execução pelo segundo ano consecutivo, o Projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na sala de aula”, realizou, na última quarta-feira (3/07), mais uma etapa do cronograma de atividades previsto para o ano de 2024.
Na ocasião, os professores Luiz Gustavo Bieberbach e Silemar Maria de Medeiros da Silva e a bolsista do curso de Letras, Quetlin Apolinário promoveram a Oficina de Montagem de personagens do folguedo do boi-de-mamão nas dependências da escola, com a participação de cerca de 40 alunos do nono ano do período da manhã e tarde.
Os professores auxiliaram os estudantes na mediação com as agulhas, linhas, bambus, espumas, sarrafos, pregos e demais materiais utilizados para dar forma aos personagens. “Foi impressionante o engajamento nas atividades propostas. Era visível que o interesse dos participantes aumentava de acordo com a passagem do tempo. A maioria começou de maneira acanhada, porém foi tomando as rédeas da situação após as instruções dadas pelo oficineiro”, comentou Bieberbach.
Oficina cultural
A atividade foi ministrada pelo mestre José Marcondes, conhecido como Zé do Boi, que criou e mantém o Museu do Boi de Mamão em Tubarão. A dinâmica foi composta por um pouco da história da referida manifestação cultural, os principais personagens da narrativa e as técnicas construtivas para a construção das formas a serem animadas.
A professora da disciplina de Artes da instituição, Melânia Francisco Madeiro Mazzuchello, se mostrou muito satisfeita com o sentimento dos alunos em relação ao projeto. “A maioria estava muito ansiosa por esta parte da construção e nascimento do boi-de-mamão da Escola Princesa Isabel”, relatou a professora.
“Um dos indicadores dessa satisfação foi a participação dos estudantes em todo o processo, desde da pesquisa das lendas urbanas da região às realizações dos trabalhos manuais na criação dos personagens”, acrescentou.
Multiplicação de saberes
O projeto de Extensão “Lenda urbanas: a cultura popular em sala de aula”, aprovado pelo Edital Nº 514/2022 é promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), da Unesc.
O programa é coordenado pelos professores dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc, Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, Silemar Maria de Medeiros da Silva e Aurélia Regina de Souza Honorato, e se mostra como um multiplicador dos saberes da cultura popular com apoio de outras instituições que procuram a equipe para replicar nas instalações.
Nesta quarta-feira (10/07), será realizada outra visita à escola para completar a etapa de construção dos personagens. “A intenção é de que alguns personagens das lendas urbanas do extremo Sul catarinense sejam incorporados no boi-de-mamão da escola e que depois os alunos possam ensaiar para realizar apresentações”, declarou Medeiros.
“Acreditamos que mesmo que a vigência do projeto termine em abril de 2025, haja possibilidade da execução em outras instituições da região”, completou.