Em mais uma aula teórica e prática, os frequentadores da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma receberam ensinamentos sobre a inclusão das pessoas com deficiência, lecionada pela professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Savi.
“O objetivo é conscientizar sobre o tema da inclusão. Para isso, apresentei os aspectos que envolvem as pessoas com deficiência, desde estatísticas que apontam a situação de exclusão, até questões legais. Falamos de capacitismo e o quanto essa barreira social prejudica a inclusão”, cita a professora.
“Por fim, houve uma dinâmica prática de passeio no campus utilizando cadeira de rodas e bengala, simulando a condição da pessoa com deficiência”, acrescenta.
A Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma, que está no segundo ano, é realizada por meio da parceria entre a Unesc e a União das Associações de Moradores de Criciúma (UABC).
Homenagem
Ainda na última aula, os alunos da Escola de Lideranças prestaram homenagem à líder comunitária Albertina Barbosa Borges, que faleceu aos 60 anos de idade. A partir de agora, a turma levará o nome dela. Presidente do Bairro Santa Luzia, ela participava da escola desde o início, no ano passado.