Grasiele dos Santos Frausino já tinha ótimas referências da Unesc. A irmã dela estudou na Universidade e sempre levava boas impressões para casa, o que fazia aumentar a vontade dela de ingressar no Ensino Superior e, mais que isso, estudar na Unesc. Um sonho que começou a ser realizado em 2023, quando ela passou a cursar Educação Física.
“Eu nunca imaginei que aos 30 anos de idade eu ingressaria em uma universidade de grande peso como a Unesc. Isso era um sonho para mim. A minha irmã fez a graduação em História na Unesc e incentivou todos na nossa em casa a fazer uma graduação”, conta.
O universo acadêmico esperou um pouco para entrar na vida de Grasiele, pois primeiro precisou se dedicar aos filhos, mas o primeiro passo para adentrar a esse mundo, como ela mesma fala, foi dado no ano passado. “Fiz a inscrição no Programa Universidade Gratuita, fui em busca de todos os documentos. Com a ajuda da minha mãe, a fé dela, pois orou muito, eu fui contemplada com 100%. Fiquei feliz e honrada. O Programa Universidade Gratuita tem um poder muito grande de impactar a vida das pessoas, pois muitos têm o sonho, mas não têm condição financeira para tal e este programa dá oportunidade. Por isso acredito que irá beneficiar muitas outras pessoas”, relata.
Meio século de história
O curso de Educação Física, um dos mais tradicionais da Unesc surgiu há 50 anos, inicialmente como Escola Superior de Educação Física e Desportos (Esede), que fazia parte da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e contava com a parceria do Comerciário Esporte Clube, hoje Criciúma E.C.
Consolidado, o curso oferece uma série de diferenciais como, por exemplo, a matriz curricular que oportuniza ao estudante a formação em licenciatura e bacharelado em quatro anos; um complexo esportivo moderno; corpo docente com professores mestres e doutores; diversas oportunidades de bolsa de Pesquisa e Extensão, além de aulas disponíveis nos períodos matutino e noturno.
“Nós possuímos uma formação inicial da primeira à quarta fase comum à licenciatura e ao bacharelado. Já na quarta fase o acadêmico opta por fazer uma das habilitações ou até mesmo as duas”, comenta o coordenador do curso, Joni Márcio.
Conforme Joni, atualmente o estudante é inserido no mundo do trabalho por meio dos estágios obrigatórios, que iniciam na segunda fase e ocorrem até a oitava nos mais diversos campos de atuação. “Já nas oportunidades de estágio não obrigatório o estudante pode atuar em qualquer área do curso, desde a primeira fase”, completa.
Infraestrutura de ponta
Com relação à infraestrutura, o curso conta com dois ginásios poliesportivos; duas quadras cobertas poliesportivas; uma piscina semi-olímpica; academia de musculação; sala de dança; sala de lutas; sala de ginástica; pista de atletismo oficial; dois campos de futebol 7; uma quadra de areia para diferentes esportes; laboratórios de avaliação física e de força; várias salas de aulas; além de laboratórios em comum com outros cursos da área da saúde.
A infraestrutura foi justamente um dos pontos que contribuíram para que Luana Piacentini Brunel ingressasse na Universidade. Licenciada em Educação Física, atualmente ela cursa a habilitação em bacharelado. “As quadras poliesportivas; a pista de atletismo; a piscina; os ginásios; a academia. Tudo isso me chamou muita atenção, mas depois que iniciei minhas graduações vi que havia bem mais que isso. O que eu mais gosto é que temos um corpo docente qualificado e dedicado para a nossa formação, além de um currículo que nos proporciona vivenciar várias práticas que dialogam com o mercado de trabalho, nos preparando para o mundo lá fora”, ressalta.
Vasta experiência
Além de mestres e doutores, os professores da Educação Física da Unesc, possuem experiência profissional na área. “Alguns possuem experiência internacional no esporte, como técnico de equipes fora do país ou de seleções brasileiras com participação em olimpíadas”, revela Joni.
“Grande parte das aulas são organizadas com conteúdos teóricos e tematizadas vivenciadas na prática nos mais diversos espaços, mas com grande carga horária nos esportes em geral. Além disso, a metodologia aplicada é a Graduação Multi, ou seja, o ensino por meio da experiência”, acrescenta.
As informações sobre o curso de Educação Física podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2653, ou ainda pelo e-mail: educacaofisica@unesc.net.
Chance de ingressar na graduação
Ao completar 56 anos de trabalhos prestados à comunidade do Sul catarinense, a Unesc segue preparada para receber novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas para ingresso ainda em 2024. Para isso, não é necessária a realização de vestibular, com exceção do curso de Medicina.
Basta apresentar o histórico escolar, além dos documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.
Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o acadêmico já esteja matriculado.
No site unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções de graduação presencial e os diferenciais de cada um.
Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.