A Unesc, por meio do curso de Design, firmou termo de cooperação com o Instituto Europeu de Design. Apesar de ter sido assinada oficialmente recentemente, a parceria teve início em janeiro deste ano, quando integrantes da entidade participaram da aula inaugural.
Com sede em Milão, a instituição possui polos em outras cidades italianas, como Florença, Turim e Cagliari, além de Madri, Barcelona e Bilbao, na Espanha, totalizando 10 mil estudantes de Design, Comunicação Visual e Moda. No Brasil, há filiais em São Paulo, com oferta de especialização e MBA e Rio de Janeiro, exclusivo com pós-graduação.
“Fiz visita à sede, em Milão, com o intuito de estreitar a relação entre as duas entidades. No curso de Design, nós já aplicamos a metodologia Projetual, utilizada no Instituto Europeu, que tem como ênfase a aproximação com a iniciativa privada”, explica o coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth.
Ele conta ainda que o contato entre as duas instituições foi mantido após a aula inaugural de 2024. “Na oportunidade foram apresentadas possibilidades aos acadêmicos como cursos no período de férias de julho, ou então no Brasil. Agora assinamos a parceria que propõe intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes em um período de cinco anos. O que pensamos é desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão entre as instituições”, relata.
“Trata-se de uma instituição muito importante que possibilita este contato maior e um crescimento profissional para os nossos acadêmicos. A ideia é desenvolver projetos em colaboração tanto no Brasil quanto em outros países”, acrescenta Rieth.
Agora, os acadêmicos do curso de Design da Unesc têm prevista uma visita técnica ao polo do instituto em São Paulo.