Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Curso de Enfermagem da Unesc
realiza Simulado Pré-hospitalar

Cerca de 60 estudantes participam das práticas de atendimentos de emergência (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O curso de Enfermagem realiza durante o primeiro semestre, o simulado de Atendimento Pré-hospitalar (APH) para os acadêmicos, Esta é a primeira iniciativa em que os estudantes da quinta fase, que fazem parte da grade da Graduação Multi Unesc, participam desde o ingresso na Universidade.

O APH consiste em uma atividade prática em que os estudantes, em grupos, exercitam o que aprenderam na teoria. A disciplina é coordenada pela professora Amanda Luiz Maciel, Zoraide Rocha, Maria Salete Salvaro, Chayenne Ricken e Karina Cardoso Gulbis.

As acadêmicas tiveram três desafios para demonstrar os ensinamentos adquiridos. Os casos preparados pelas professoras foram: atendimento de vítimas com Acidente Vascular Encefálico (AVE), choque elétrico com queimaduras e parada cardiorrespiratória e emergência psiquiátrica. O exercício à prova tem dois momentos: o resgate do paciente no local do acidente e no atendimento do mesmo, assim que chega ao hospital, assim as equipes se revezam nas atividades.

Situações realistas

Conforme explicou a professora Amanda, as situações são as mais realistas possíveis, enfrentadas no dia a dia de um profissional de Enfermagem. “É muita adrenalina, em que os grupos são avaliadas pelos seus desempenhos nos atendimentos. As acadêmicas gostam muito e esperam por essa atividade com ansiedade. é um dia muito especial e essa atividade vem de encontro à grade da Multi Graduação”, comentou.

“São situações em que os acadêmicos têm uma descarga muito grande de adrenalina. Eles ficam bastante agitados com os desafios propostos, já que nós professores avaliamos criteriosamente cada situação de atendimento. Observamos, por exemplo, o desempenho de cada grupo e depois, juntos avaliamos os acertos e erros cometidos durante os procedimentos. O APH é positivo, sendo uma vivência profissional por meio de simulações super realistas dentro do campus. Esse é o desafio da Universidade: preparar o estudante para que ele seja o protagonista do conhecimento dentro da futura profissão”, destacou a professora Zoraide.

A acadêmica da quinta fase, no centro da foto, Bárbara Rodrigues Bianco, realizou o APH com a equipe composta pelas acadêmicas Vitória Laureano Henrique, Margarete Carpos de Souza, Eduarda Medina Barcelona e Stécie Schebna Jolivens.

“Somos a primeira turma que faz a grade múltipla aqui na Unesc e a experiência dos simulados de APH é importante, pois começamos a aprender desde cedo como é a realidade lá fora. A atividade nos possibilita ter experiências com o paciente e se preparar desde cedo. A Unesc nos propicia essa oportunidade para aprender na prática e quando estivermos na linha de frente, na função profissional”, avaliou Bárbara.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *