Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc é a gestora da
Unidade de Pronto Atendimento do Boa Vista

Inauguração aconteceu na manhã deste sábado (15/06) e unidade já está aberta para atendimento ao público (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Unesc dá um importante passo como Universidade Comunitária e passa, a partir deste sábado (15/06), a administrar a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Boa Vista. Totalmente remodelado e reequipado, o prédio que abrigava a Unidade de Saúde 24 horas, foi reinaugurado pela Prefeitura de Criciúma, em solenidade nesta manhã.

A partir do descerramento da placa de inauguração, os atendimentos médicos já foram iniciados. A Unidade de Pronto Atendimento Dalbí José Sebastiana possui uma área de 6.186.17 m², com 939.88 m² de área construída. O investimento total para as obras de reforma e ampliação do espaço foi de R$ 650 mil, proveniente de recursos do Município. A estrutura contará com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, higienizadores, agentes de manutenção, vigilância e coordenador.

Esta será a segunda Unidade de Saúde que a Universidade passa a gerir. A primeira foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro da cidade.

UBS Boa Vista

No prédio também vai funcionar, paralelamente, a Unidade de Saúde Básica UBS) do bairro Boa Vista que será administrada pelo Município e funcionará das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira.
Ali, estarão à disposição da população os seguintes serviços: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, salas de vacinação, farmácia para dispensação de medicamentos e serviços de educação em saúde.
Mais de 5 mil usuários cadastrados, residentes nos bairros Boa Vista, São Francisco e Vila Floresta.
serão beneficiados.

Prestação de serviços

Em sua fala no cerimonial de inauguração, neste sábado, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou o momento como fantástico para a cidade, para a Universidade e para a região do bairro Boa Vista.

“Eu considero que os atores mais importantes neste momento são as pessoas que aqui moram e que aqui serão atendidas, serão cuidadas por outras pessoas que são nossos colaboradores e colaboradoras. Quero lhes dizer que esse foi um momento muito sonhado, um momento em que, ao abrir as portas desse estabelecimento, estaremos oferecendo o que nós temos de melhor, a partir do que fazemos na nossa Universidade, que é a prestação de serviços de saúde com muita qualidade”, declarou a reitora.

União

Ceretta ainda conclamou para que todos, unidos, convirjam para o bem da população do Bairro Boa Vista e adjacências. “Todos, independente do modo como pensa, do modo como milita na política, na religião, enfim, estão convidados a serem os cuidadores também desse serviço, porque, de nossa parte, podem ter certeza que investiremos os melhores esforços da nossa equipe, da nossa Universidade para que em breve o prefeito possa relatar o êxito em mais uma parceria de sucesso entre a Unesc e o Município” destacou.

Ensino e aprendizagem

“Nesses 56 anos, a nossa Instituição tem expertise na área da formação e em todas as áreas do conhecimento. Nos últimos 25 anos na área da saúde, desenvolvemos modelos de gestão muito aperfeiçoados, que podem ser aplicados hoje no serviço público. Temos uma parceria ótima com a prefeitura de Criciúma, por meio da qual assumimos a partir de hoje a gestão da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Boa Vista. Boa Vista. Vamos contar com uma equipe multiprofissional e, além dos atendimentos, também vamos trazer muitos projetos de Extensão da nossa Universidade para contribuir com o desenvolvimento da comunidade. Hoje se inicia um novo tempo aqui para o Boa Vista. Isso aqui vai ser um grande laboratório de experiências formativas para os nossos estudantes da área da saúde, com certeza”, concluiu a reitora.

Parceria de Sucesso

Em seu pronunciamento, o prefeito Clésio Salvaro, enalteceu a parceria com a Unesc. “A razão de estarmos aqui, magnífica reitora, é devido às tantas parcerias que nós temos. Eu digo sempre que somos sim, uma extensão da Universidade e essa é a parceria que dá certo, porque a Unesc é nossa e a cidade é nossa. Essa é uma cidade construída por cada um de nós”, comentou.

Confiança

Na sua analogia, comparando a Unidade de Pronto Atendimento a uma casa, Salvaro disse: “Este imóvel é como se fosse uma casa, você levanta quatro paredes, um piso e um telhado, você pode dizer que é uma casa. Mas para dizer que é um lar, tem que ter a família morando. Aqui tem tudo isso e tem equipamentos de última geração, mas para dizer que é uma Unidade de Pronto Atendimento e USB é preciso ter gente. Gente para cuidar de gente e é isso que nós vamos ter a partir de agora em instante com a equipe da Unesc”, definiu.

Quem foi

Dalbí José Sebastiana, nascido em Criciúma no dia 21 de março de 1950, iniciou suas atividades na cidade como mineiro. Aos 19 anos se casou com Sara Maria de Oliveira Sebastiana. Juntos, construíram uma família e estabeleceram moradia no bairro Boa Vista. Dalbí também foi vereador de Criciúma em 2004 e participou ativamente de eventos que contribuíram para o desenvolvimento das comunidades. Após lutar contra uma doença de cardiopatia, faleceu no dia 4 de março de 2014, deixando seu legado para os bairros da Boa Vista e São Francisco.

ViverCom

Enquanto acontecia a solenidade de inauguração, ocorria simultaneamente, em frente à Unidade de Pronto Atendimento, o ViverCom. Veja a matéria na íntegra aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *