Uma exposição que apresenta uma série de tapeçarias de pequenos formatos com temáticas variadas. Essa é a série “O Mini Monumental”, exposição que passa a ocupar o Espaço Toque de Arte, da Unesc, a partir da noite desta quinta-feira (13/06).
A série tem como ponto de partida seis tapeçarias chamadas “A Dama e o Unicórnio”, do fim do século 15, confeccionadas na região onde hoje é a Bélgica.
“A exposição que apresentamos aqui é parte da nossa produção que iniciamos em 2019. São vários painéis, sendo que cada um deles é um projeto que realizamos em conjunto. Vários deles já viajaram para fora do Brasil, já participaram de exposições nos Estados Unidos. As Catarinas, são um grupo de mulheres que moram em Santa Catarina, em diversas cidades. Hoje realizamos encontros online e cada uma produz em casa, no seu espaço. Desta forma, mantemos um trabalho de qualidade, porque eu consigo avaliar o que é feito. Os projetos são todos desenvolvidos pelo grupo, tudo em consenso, com isso motivamos o grupo a continuar produzindo”, falou a curadora da exposição e mestre em Teoria e História de Arte, Elke Hülse.
Ao visitar a exposição na noite de abertura, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salientou a dedicação e o talento das artistas. “A exposição do coletivo As Catarinas não apenas enriquece o campus, mas também oferece à nossa comunidade a oportunidade de se conectar com o belo trabalho desempenhado por estas artistas talentosas. Parabéns e obrigado por trazerem esta maravilhosa exposição à nossa Universidade. Que ela inspire todos que a visitarem, reforçando nosso compromisso com a promoção da arte e da cultura como pilares fundamentais da formação integral de nossos estudantes e da comunidade em geral”, disse.
O coletivo “As Catarinas”, escolheu pequenos recortes e teceu conforme as técnicas utilizadas na época e, posteriormente, desenvolveu os próprios cartões que tecem pequenos formatos contemporâneos em um diálogo anacrônico.
“É uma alegria recebê-los na nossa casa esta noite tão especial. Nós estávamos aguardando, ansiosos por esse dia. Estamos realmente muito felizes com a possibilidade de termos pessoas tão especiais, artistas tão renovados no nosso espaço, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, e ele sempre está muito bem representado por vários artistas. É transformador compartilhar e vivenciar tudo aquilo que os artistas deixam aqui”, relatou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.
Junto ao “Mini Monumental”, o coletivo apresenta seis monóculos confeccionados em impressora 3D, que permitem ao público conhecer a série “A Dama e o Unicóernio”, hoje instalada no Museu de Cluny, em Paris.
A arte da Elke é merecedora de aplausos há muito tempo, sendo esta a terceira vez que ela expõe no espaço da Unesc. Esta é a exposição número 144 do Toque de Arte, que foi criado em agosto de 2000”, falou a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.