A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, Renata Angelis Jamardo Fiorentin, ministrou uma palestra sobre “Educação Financeira Comportamental e a Nova Lei do Superendividamento” na Unibave, em Orleans. Esta atividade integrou o Ciclo de Palestras do Curso de Direito da Unibave e foi organizada a convite do coordenador do curso, Pedro Zilli Neto. O evento contou com a participação de aproximadamente 170 participantes, entre estudantes, professores e convidados.
A palestra foi dividida em dois momentos distintos. Inicialmente, Renata abordou a Educação Financeira Comportamental, enfatizando a importância da conscientização sobre os gastos e a necessidade de evitar compras impulsivas. Ela destacou como mudanças de hábitos e comportamentos podem ajudar os consumidores a evitar o endividamento excessivo.
No segundo momento, a discussão se concentrou na nova Lei do Superendividamento (Lei n. 14.181/2021). Renata explicou como esse mecanismo legal possibilita que consumidores renegociem suas dívidas de consumo, oferecendo uma solução para aqueles que já estão endividados.
Renata se formou em Direito em 2011 e possui diversas especializações, incluindo Direito Tributário, Notarial e Registral, e Civil. Ela é mestra em Direito pela Unesc desde 2019 e atualmente doutoranda em Desenvolvimento. Além disso, Renata é advogada nas áreas cível e do consumidor e atua na organização Happy Face. Ela também é vice-presidente da Comissão Provisória do Superendividamento da OAB da Subseção de Criciúma/SC e palestrante em temas de Educação Financeira e Superendividamento.
Autora do livro Sociedade de consumo e superendividamento: prevenção e tratamento jurídico do consumidor brasileiro superendividado na perspectiva da dignidade humana, Renata também está desenvolvendo uma tese intitulada “Do consumismo ao endividamento: a educação financeira como mecanismo mitigador de armadilhas da sociedade de consumo”.