Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc realiza formação para bolsistas por meio do projeto “Dr. Sorriso: O acolhimento por meio da arte da palhaçaria”

Iniciativa possui o objetivo de apresentar aos participantes a arte da palhaçaria como uma forma de promover o bem-estar, a humanização do cuidado e a conexão com pacientes, familiares e equipe de saúde. (Foto: Divulgação)

O projeto de Extensão da Unesc “Dr. Sorriso: O Acolhimento por Meio da Arte da Palhaçaria”, realizou a ação de formação com a participação das bolsistas e voluntárias. A atividade, intitulada “Introdução à Palhaçaria Hospitalar” estava prevista no Plano de Trabalho i aprovado pelo Edital Nº 514/2022 promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade.

A iniciativa possui o objetivo de apresentar aos participantes a arte da palhaçaria como uma forma de promover o bem-estar, a humanização do cuidado e a conexão com pacientes, familiares e equipe de saúde. Na ocasião foram exploradas técnicas específicas de palhaçaria adaptadas ao contexto hospitalar, enfatizando a importância do respeito, da empatia, da sensibilidade e do profissionalismo em nossas interações. A formação se configura como uma ferramenta importante. Participaram da atividade estudantes de Bacharelado em Teatro e Medicina.

“A possibilidade dos estudantes entrarem em contato com uma profissional das Artes Cênicas que visita os hospitais por meio do projeto Agentes do Riso, de Florianópolis é uma experiência inovadora. Eles entraram em contato com um universo narrado por alguém que está frequentemente executando este tipo de acolhimento. As interações propostas por Rhaisa partem de seu conhecimento adquirido e não de buscas e tutoriais disponibilizados na internet”, comenta o coordenador do projeto, Luiz Gustavo Bieberbach. 

O objetivo principal é realizar as atividades de acolhimento em ambientes hospitalares, porém por conta da pandemia as restrições e acesso aos locais não são permitidos. Para ultrapassar esse obstáculo, as ações ocorrem desde 2023 em instituições de ensino formal e não-formal.

Segundo a ministrante do encontro, Rhaisa Muniz a entrega dos participantes da oficina foi incrível. “Vimos pessoas que chegaram tímidas que ao longo da oficina se soltaram. A cada exercício e jogo proposto, conseguimos ver uma nova cena de palhaçaria. Quem sabe nasçam novas palhaças e palhaços para povoar Criciúma de riso e alegria”, fala.

A atividade já visitou as E.M.E.B. Padre Paulo Petruzzellis, o CRAS Santa Luzia e as APAEs de Cocal do Sul, Criciúma e Içara. Para o segundo semestre ainda estão previstas visitas a hospitais da região e participação da conscientização de Campanhas de Vacinação infantil em Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Criciúma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *