No segundo dia da 19ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, realizada nesta terça-feira (4/06), no Bloco da Reitoria, as Práticas Integrativas Complementares em saúde (PICs) marcaram presença. O evento proporcionou aos participantes, a oportunidade de experimentar técnicas como auriculoterapia, acupuntura, massagem, ventosa, aromaterapia e craniopuntura.
As atividades são oferecidas em colaboração com o Projeto de Extensão Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics) e o Grupo de Extensão e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (Gepaf), com ênfase nos valores humanos dentro da Unesc.
Segundo Flávia Riggo, professora e pesquisadora da Unesc, o objetivo é encorajar as pessoas a explorarem alternativas terapêuticas. “As práticas promovem o autoconhecimento, aprimoram o autocuidado e elevam a autoestima, ao mesmo tempo em que reduzem fatores como ansiedade e depressão. Além disso, contribuem para diminuir a dependência de medicamentos e minimizar os potenciais efeitos colaterais, buscando abordagens mais seguras e eficazes”, pontuou Flávia.
Programação
Na noite desta terça-feira, a partir das 19h, o ProFor Águas Unesc conduzirá uma Mesa Redonda com o tema “Gestão e governança adaptativa climática: a experiência do ProFor Águas Unesc e o papel dos comitês de Bacias Hidrográficas”. O evento acontecerá no Auditório Edson Rodrigues e terá entrada franca para o público.
Na quarta-feira (5/06), às 14h, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski apresentará um podcast por meio da Unesc TV, abordando “O papel e a importância da Polícia Militar Ambiental na Defesa do Meio Ambiente”.