Com o objetivo de impulsionar a inovação e aprimorar o desempenho, a eficiência e a eficácia da organização como um todo, a Unesc está comprometida em participar regularmente de importantes ferramentas, incluindo pesquisas de clima organizacional.
Em comemoração aos 56 anos de história e em consonância com o compromisso com a comunidade interna, a Instituição convida todos os colaboradores a participarem da pesquisa de clima realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) Employee Experience – FEEx , com o propósito de contribuir de forma significativa para a melhoria do ambiente de trabalho.
A pesquisa, que iniciou nesta segunda-feira (3/06) e se estende até o dia 18 deste mês, visa reconhecer as instituições que mais investem nos ambientes de trabalho, tornando-os saudáveis, agradáveis e produtivos, por meio de uma ótima experiência dos colaboradores, reconhecendo os lugares incríveis para trabalhar.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o feedback dos colaboradores é valorizado e essencial para a Unesc fortalecer ainda mais sua cultura organizacional e garantir um ambiente produtivo e estimulante para todos. “Essas iniciativas visam gerar conhecimento e percepção para aprimorar o ambiente de trabalho”, aponta.
De acordo com Luciane, a valorização das opiniões dos colaboradores é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e participativo. “Ao participar da pesquisa de clima, cada colaborador contribui para a construção de uma organização mais empática, comprometida e alinhada às necessidades. Continuaremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos acadêmicos e para manter a Unesc como um lugar no qual o talento é valorizado e o bem-estar de todos é prioridade”, menciona.
Conforme a coordenadora do DDH, Mariléia Maciel, este estudo avalia as organizações como lugares incríveis para trabalhar e seleciona as 150 instituições com as melhores práticas de RH e clima organizacional do país. “A participação da nossa Universidade é de extrema importância, pois no ano passado fomos uma das únicas Universidades a integrar o ranking e recebemos a premiação de “Lugares Incríveis”, sendo reconhecidos como uma excelente instituição para se trabalhar”, lembrou, ressaltando que a participação de todos é fundamental.
O questionário leva aproximadamente 20 minutos para ser respondido. “A contribuição dos colaboradores é essencial nesse processo”, afirmou Mariléia.
Como participar
A participação é totalmente confidencial, pois as respostas serão encaminhadas diretamente para o instituto responsável pelo diagnóstico. Para participar, basta acessar a pesquisa por meio do link: https://feex.fia.com.br/#/login/empregado/unesc
O login será o CPF do colaborador e a senha será o ano de nascimento. Após o primeiro acesso, será gerada uma nova senha aleatória para garantir a confidencialidade. Caso não finalize a pesquisa no primeiro acesso, insira novamente o CPF com a nova senha. Ao terminar de responder todas as perguntas, clique em “Finalizar Pesquisa”. O questionário será enviado diretamente para a FIA.
O que é Employee Experience?
O Employee Experience – ou experiência do funcionário, em português – é um conceito derivado do Customer Experience, utilizado para avaliar a jornada do cliente e sua satisfação ao adquirir e utilizar um produto ou serviço.
A instituição que investe em pesquisa de clima proporciona a todos os colaboradores um ambiente de elevada satisfação na sua relação com os diferentes elementos do seu dia a dia de trabalho, como a cultura da organização, a relação com seu líder, os serviços oferecidos pelo DDH, e a convivência com colegas de trabalho, entre outros.
Para avaliar a experiência proporcionada aos colaboradores, a pesquisa FEEx irá medir, por meio de indicadores específicos e exclusivos, a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho, com seus gestores e com a atuação da liderança maior, além de avaliar os serviços oferecidos a eles pela área de gestão de pessoas por meio de suas práticas de RH. A premiação dos Lugares incríveis para trabalhar será em São Paulo.