A Semana de Economia e Gestão da Unesc começou com força total nesta segunda-feira (27/05). A programação, voltada aos cursos de Ciências Econômicas, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, teve início com a palestra do Economista Chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Pablo Felipe Bittencourt.
Prestigiada não só pela comunidade acadêmica dos cursos, mas também pelo setor empresarial, a noite foi de apresentação de dados e expectativas do convidado, doutor em Economia, sobre a Reforma Tributária Brasileira e o que ela deve representar para Santa Catarina.
A partir da temática “Atual Reforma Tributária Brasileira: O que esperar e como se preparar?”, Pablo respondeu ainda questionamentos do público presente.
Representando a reitoria da Unesc, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, enalteceu a iniciativa dos cursos de, juntos, oportunizarem à região e aos acadêmicos o aprendizado e a discussão sobre um assunto tão importante.
“A Unesc não poderia ficar fora de uma discussão séria como essa. Ela não fica de fora porque tem pessoas comprometidas como os coordenadores dos cursos aqui em questão, que estão sempre discutindo, trazendo e oportunizando diferentes formas de aprender”, destacou.
Além de oferecerem ensino de excelência aos estudantes, de acordo com Feltrin, os cursos acertam ao aproximar o mercado e o poder público. “Aproximar as empresas, o setor produtivo, junto do poder público e todas essas lideranças de discussões pertinentes como essa, sob olhar de especialistas, é também nosso papel enquanto Universidade Comunitária”, apontou José Otávio.
Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Rocha Fabris, a relevância da temática junto aos estudantes e convidados se dá pelo fato de ser assunto que, de uma forma ou de outra, impactará diretamente a todos. “A Reforma Tributária irá mexer em nossas vidas, nas empresas, nas cidades, estados e municípios. Tenho certeza que as contribuições trazidas pelo colega Pablo foram muito relevantes para a discussão, agregando toda a experiência acadêmica e voltada também para a indústria e para os diversos setores relacionados à economia de Santa Catarina e à economia brasileira também”, salientou.
O movimento de aproximação com o setor produtivo, de acordo com o coordenador dos cursos de Gestão, Volmar Madeira, é crescente dentro da Unesc. “Acreditamos que, ao trazer temas relevantes para junto desta casa, possamos agregar fatos do dia a dia e experiências daqueles que estão vivendo o dia a dia nas empresas também e, juntos, podemos encontrar as melhores alternativas diante de cada cenário. Esperamos que todos tirem o melhor proveito possível desses encontros proporcionados pela Universidade”, pontuou.
O empresário Ailton Schuelter, egresso do curso de Economia, representando a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), também integrou o palco de honra da noite e fez questão de enaltecer a importância da discussão junto ao setor público e privado.