Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comunidade de Aprendizagem da Unesc segue em ritmo acelerado de reflexões e geração de novos saberes

Professores de diferentes áreas da Universidade edificam e compartilham novos conhecimentos (Foto: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

Os encontros da Comunidade de Aprendizagem, organizados pela Assessoria Pedagógica da Unesc, seguem a todo vapor. A cada tarde de quinta-feira, a sala 04, do bloco XXI-B, se torna um local onde novos temas são abordados e saberes são disseminados. Seu objetivo principal é facilitar a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas que possam atender as  necessidades dos alunos. Para atingir os resultados propostos, a cada encontro há um convidado especialista em diversos assuntos referentes à educação.

Na tarde da última quinta-feira (16/05), o mediador do encontro foi o professor Vidalcir Ortigara que dentre as especializações, possui doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema do encontro foi ‘O conhecimento na relação ensino e aprendizagem’ na qual, o professor Vidalcir, comentou que a partir desta reflexão, os professores podem beneficiar seus estudantes.

“Nosso trabalho aqui não tem um produto, mas a formação do sujeito e a qualidade desse percurso no processo de relação de ensino-aprendizagem que vi formar o aluno”, destaca.

Já no encontro anterior, ocorrido no dia 10 de maio, o convidado para o encontro foi o também professor, Matheus Bernardo Silva que é Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc (PPGE/Unesc). 

“O trabalho Educativo na perspectiva da Pedagogia histórico-critica”, foi o tema abordado pelo professor Matheus. Ele comentou sobre as perspectivas do encontro ministrado.

“Esse tema que foi trabalhado, refere-se a questão do trabalho educativo do professor, ou de modo simples, quais são os elementos necessários para os professores aplicarem suas aulas. Para isso, levantamos como base alguma teoria ou uma determinada pedagogia, que se chama Pedagogia Histórico-crítica”, pontuou. 

A partir desse contexto, o professor disse que buscou contextualizar sobre quais são essas teorias e suas especificidades desde a Educação Básica à Educação Superior.

“Seria uma forma de fazer com que os professores possam refletir sobre suas práticas e verificar se essa teoria pedagógica pode ser ou não pertinente em suas aulas. Sendo pertinente, é necessário que os professores façam um aprofundamento sobre tal teoria para pensar em aspectos pedagógicos, como por exemplo, como o professor realizará a avaliação de seus alunos”, analisa. 

Os interessados em acessar mais informações sobre a Comunidade de Aprendizagem, pode acessar o endereço https://noticias.unesc.net/geral/2024/05/03/assessoria-pedagogica-da-unesc-reune-professores-para-aprimorar-e-valorizar-a-capacidade-de-corpo-docente/ do portal da Agência de Comunicação (Agecom). 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *