Os acadêmicos do curso de Design da Unesc embarcaram em uma grande jornada de criatividade. Ao longo desta semana, eles participarão do Interdesign e, divididos em grupos e a partir da troca de conhecimentos, irão criar soluções para o Centro Especializado em Reabilitação (CER II). A atividade ocorre no Centro de Inovação Criciúma (Crio).
Na primeira noite da iniciativa, eles conheceram as situações problema apresentadas pelos profissionais do CER, que trataram de seis temas específicos. “É a primeira vez que realizamos esta atividade com todos os acadêmicos do curso. Além da integração natural dos estudantes, há ainda o período de uma semana para desenvolver um projeto. Esta dinâmica segue uma linha do Conselho Internacional de Design e nós escolhemos como tema a área da saúde”, comenta o coordenador do curso de Design, João Luís Silva Rieth.
Após escolher um dos seis temas propostos pelas profissionais do CER II, os estudantes escolhem um dos problemas para solucionar. “A nossa proposta é, por meio destas questões, oportunizar para os pacientes novas tecnologias com baixo custo, que é o mais importante. E para que os acadêmicos também, de alguma forma, tenham esta visão de acessibilidade, porque um mundo acessível é melhor para todo mundo, não só para as pessoas com deficiência”, explica a assistente social no CER II, Priscila Schacht Cardozo.
Na sexta-feira (24/05), último dia do evento, os grupos apresentarão as propostas idealizadas, sendo que as três melhores, escolhidas por uma banca de jurados, serão premiadas.