A pandemia de Covid-19 acelerou um processo que estava se tornando realidade: o Ensino a Distância (EaD). A partir daquele momento no qual todos precisaram ficar em casa, percebeu-se a possibilidade de ensinar e aprender por meio do EaD e dos cursos semipresenciais, como é o caso da Educação Física da Unesc, um dos mais tradicionais da Universidade. A oferta da graduação completa 50 anos em 2024 e, já tradicional, tem oferta também nas modalidades EaD e semipresencial, além do tradicional presencial.
Os cursos foram pensados e desenhados com arquitetura pedagógica dinâmica e flexível, sendo organizada em trimestres de nove semanas cada. “No EaD, os principais diferenciais estão nos professores mestres e doutores, no material pedagógico exclusivo, na equipe de tutoria e monitoria para atendimento ao estudante e nas interações com os professores das disciplinas em tempo real. O curso na modalidade semipresencial também possui tudo isso, além de aulas uma vez por semana de forma presencial, no polo de Araranguá”, explica o coordenador do curso, Ricardo Teixeira Quinaud.
Além dos diferenciais já serem vantagens aos estudantes, os cursos EaD e semipresencial contam com a mesma matriz, já planejada para a formação de um profissional dinâmico, com pensamento crítico-reflexivo e com as competências necessários para atuação, seja no âmbito da Licenciatura ou do Bacharel. “Outra vantagem é a oferta de ambas habilidades profissionais aos alunos”, acrescenta.
Os interessados em ingressar em uma das modalidades podem entrar em contato por meio do telefone: (48) 48 3431-4543, além de explorar todas as informações do curso na página de cursos da Unesc Virtual: https://www.unesc.net/graduacao-ead.
“Nesta mesmo site, os acadêmicos podem escolher o estado, o polo e o curso para efetivar a matrícula de forma rápida, fácil e flexível. As aulas do segundo trimestre iniciam dia 13 de maio, mas os acadêmicos podem se matricular até dia 31 de maio”, revela.
“Devido ao curso de Educação Física da Unesc ofertar a entrada comum aos interessados na licenciatura ou no bacharel, este período é extremamente enriquecedor aos estudantes. Neste tempo eles têm a possibilidade de fazer contato com o meio da Educação Física para se apropriar de conhecimentos que antes não teria. Assim, os futuros profissionais fazem uma escolha mais assertiva em relação à atuação, seja em uma ou nas duas habilitações profissionais”, acrescenta Quinaud.
Atualmente, o mundo do trabalho da Educação Física, seja como licenciado, que atua no ensino da Educação Física escolar, ou no bacharelado, que se dedica aos demais segmentos como treinamento esportivo, saúde coletiva e individual e gestão de espaços esportivos. “O profissional precisa ser dinâmico, atualizado e, principalmente, conhecer o contexto de atuação. A área da Educação Física está em constante mudança e expansão, sendo cada vez mais bem vista pela sua atuação na promoção de saúde”, pontua.