A população de Criciúma e região segue demonstrando solidariedade com o povo gaúcho e, após 15 dias da e intensa campanha de arrecadação de donativos na campanha “SOS Rio Grande do Sul”, organizada pela reitoria da Unesc, segue em viagem nesta tarde para o estado vizinho, mais uma carreta carregada de cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, roupas de frio, colchões, entre outros itens, tendo como destino a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), campus de Porto Alegre.
Com o envio desta remessa, a Unesc contabiliza a destinação de aproximadamente 350 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul, desde o início da campanha, e promete seguir com o movimento coletivo em apoio às vítimas das enchentes.
“Isso reflete o esforço de uma grande equipe de colaboradores e voluntários. Essa iniciativa se tornou uma verdadeira sala de aula de cidadania e solidariedade, valores que sempre foram defendidos por uma Universidade Comunitária como a nossa. É gratificante ver como, em momentos como este, somos capazes de unir todos em prol de uma causa que busca aliviar o sofrimento de nossos irmãos gaúchos”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Conforme adiantou um dos coordenadores da campanha, Pedro Hilário, com a grande quantidade de doações, outra viagem será necessária para o envio dos donativos que já estão triados na Universidade dos novos que chegarão. “Vamos ter que dividir em outra carreta que provavelmente vai ser carregada até o início da semana que vem, no máximo. Nós já fomos avisados pelo motorista da transportadora parceira, a Sul Continental, que vai ser necessário um outro veículo para escoamento dos donativos”, explicou Hilário.
Campanha segue
Neste final de semana, quem passar pelos supermercados Manentti, Giassi e Angeloni poderá colaborar com doações aos acadêmicos voluntários da campanha, que estarão em lugares estratégicos para acolher o ato de solidariedade. O pedido será para que os clientes adicionem itens às suas compras e, ao sair, deixem a doação no ponto de coleta da campanha.
Participam da ação neste sábado os supermercados Manentti, nos bairros Rio Maina, Mina União, Santa Luzia e São Defende, além de Centro de Forquilhinha; Giassi, com as lojas do bairro Santa Bárbara e da Avenida Centenário; e Angeloni, também da Centenário.
Doação de medicamentos
Na Farmácia Solidária da Unesc uma mobilização especial também é realizada para arrecadação de medicamentos. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir com a doação de medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h. A campanha é realizada em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia.
Livros
A Biblioteca da Universidade também está recebendo livros para a doação.