A parceria já firmada entre a Unesc, por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), ganha novos frutos a partir desta semana. Foi assinado nesta quarta-feira (15/05) o Termo de Cooperação para a integração da Universidade à Rede Latino-Americana de Escritórios Acadêmicos Permanentes.
A assinatura foi acompanhada pela equipe de gestão da Universidade, além de representantes do Escritório de Relações Internacionais, do PPGDS e dos visitantes Maria Candelária Saiz Pastor e Javier Vidal Olivares, do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), que vieram direto da Espanha para passar alguns dias na Unesc e nesta manhã oficializaram mais esse passo na parceria entre as instituições.
A rede a qual a Unesc passa a ser integrante é estabelecida pelo IUESAL e deve expandir ainda mais o contato internacional de estudantes do PPGDS e de toda a Universidade.
Melhorias e transferência de conhecimento por meio de conexões
Entre as ações previstas por meio da aproximação estão a criação e o desenvolvimento conjunto de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, em áreas comuns para ambas as instituições; promover conjuntamente reuniões de estudo, pesquisa, seminários, cursos e conferências, que se realizarão numa das duas instituições; intercambiar, na base da reciprocidade, docentes, especialistas, técnicos e estudantes para desenvolver atividades acadêmicas e científicas integradas. Ainda entre as principais novidades está a instalação de um espaço físico voltado à IUESAL no campus da Unesc.
A ampliação do contato com a instituição internacional, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é vista com muito bons olhos e integra uma série de ações institucionais que focam cada vez mais em conectar a Universidade às pesquisas internacionais.
“Desejo que esse novo projeto produza frutos tão significativos quanto o PPGDS vem produzindo até aqui, destacando-se entre os principais programas em internacionalização na Unesc. Temos aqui Programas de Pós-graduação muito ativos, que levam muito além do papel parcerias como essa que podem beneficiar ambas as instituições, pois uma tem muito a contribuir com a outra”, destaca Luciane.
Contato que se estreita para concretização de parcerias
Uma das lideranças responsáveis pela aproximação com o Instituto Universitário na Espanha foi o professor e pesquisador do PPGDS, Alcides Goularti Filho. Conforme o professor, há anos iniciou-se uma relação colaborativa entre ele e o colega Javier Vidal Olivares, sendo que de lá para cá, agora amigos, ambos vislumbram possibilidades promissoras para o crescimento da parceria e, logo, das oportunidades para acadêmicos, professores e universidades.
“Fomos construindo uma parceria inicialmente apenas referente à Pesquisa, mas ao longo tempo, inclusive com minha atuação lá na Espanha, criamos uma amizade que possibilitou esse contato ainda mais constante. Temos a convicção de que a partir dessa presença do IUESAL na Unesc, com espaço físico e presença ativa em projetos coletivos, se abrem ainda mais oportunidades para a Universidade como todo para que se aliem também a outros eixos de instituições parceiras”, comenta.
O coordenador do PPGDS, Dimas de Oliveira, enalteceu o esforço coletivo do Programa em internacionalizar ações, promover intercâmbios e colaborações internacionais. “Já oferecemos diversas disciplinas com professores de fora. Também já fui lecionar fora do país. E esse é um movimento cada vez mais constante e que nos é muito estimado. Promover a cotutela, por exemplo, é algo que acrescenta muito não só ao PPGDS, mas a toda a Universidade”, destaca.
Estrutura física e acadêmica aprovada
Após ser recebido pela reitoria e já ter participado de diferentes atividades ao longo dos últimos dias na Unesc, o professor visitante Javier Vidal Olivares se disse encantado com o ambiente acolhedor encontrado na Unesc.
Conforme Olivares, o IUESAL e a Unesc têm características muito parecidas no que diz respeito à atuação muito próxima das comunidades nas quais estão inseridos. “As duas instituições atuam muito em seus territórios beneficiando as demandas regionais. Somos universidades e, portanto, somos universais. Queremos estar ligados ao contexto internacional sem perder a conexão local”, acrescentou, confirmando a colocação da reitora da Unesc, que também pontuou, no mesmo sentido, o foco na internacionalização da Universidade sem perder a forte ligação com a região.
A Rede Latino-Americana de Escritórios Acadêmicos Permanentes já estabeleceu alianças e acordos de cooperação com mais de 150 instituições de Ensino Superior. O IUESAL, instituição que viabiliza a Rede, é o centro oficial de investigação interdisciplinar nos diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas da América Latina. O instituto pretende crescer proporcionando melhorias substanciais nas atividades de formação acadêmica, na pesquisa científica, nas ações de transferência de conhecimento para todas as sociedades latino-americanas e na cooperação interuniversitária.