
O catedrático de História e Instituições Econômicas da Universidad de Alicante e professor de História Econômica e Empresarial, do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), ambos da Espanha, Javier Vidal Olivares, ministrou na manhã desta terça-feira (14/05), no na sala 6 do Bloco XXI, uma aula aberta para os acadêmicos e coordenadores dos programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e em Direito (PPGD) PPGD da Unesc.
O tema apresentado na ocasião foi “Empresa e Desarrollo Económico”, em português: “Empresa e o desenvolvimento Econômico”, por meio do qual o professor detalhou o assunto e apresentou conclusões como:
- As empresas contribuem para o desenvolvimento econômico com emprego (especialmente MPMEs)
- As empresas estão ligadas ao território, dinamizando o tecido produtivo; promovem o desenvolvimento local para reduzir as desigualdades sociais e regionais
- Criam redes de negócios para superar dificuldades (clusters)
- As principais dificuldades que o Estado pode fomentar com as suas políticas: financiamento de capitais; competitividade; atraso tecnológico; problemas em comercialização
- A importância das instituições e do Estado como instrumentos promotores dos efeitos benéficos do sistema empresarial nos mercados abertos.
A aula integra a grade da disciplina de Desenvolvimento de Políticas Públicas, e o objetivo faz parte do processo de internacionalização dos Programas. “O professor Ravier é da Espanha, está nos visitando e aproveitamos a oportunidade para ministrar uma aula para o PPGDS e PPGD. A temática foi bem interessante, abordando a relação entre empresa com o desenvolvimento socioeconômico. A iniciativa visou oportunizar aos alunos uma vivência com professores estrangeiros”, comentou o coordenador do PPGDS, Dimas de Oliveira Estevam.
Para o doutorando do PPGDS, Éliton Pires, um dos ouvintes, participar de experiências como esta oportuniza os estudantes a enxergarem por outras lentes as múltiplas possibilidades para o desenvolvimento socioeconômico regional, de um estado, de um país e da própria América latina. “Levo como aprendizado desta aula, o papel e as contribuições para o desenvolvimento socioeconômico que as pequenas empresas e cooperativas promovem. Ajudando inclusive na redução das desigualdades”, avaliou Pires.