São Mateus, o santo protetor dos contabilistas, intercedeu junto a São Pedro, para que a 15ª Edição da Contabilizando Saúde fosse realizada na manhã deste sábado (4/05). A caminhada teve início a partir do campus da Unesc, com destino ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, no Distrito do Caravaggio, em Nova Veneza, com um percurso de 10 quilômetros, completado em duas horas e meia.
Cerca de 300 acadêmicos, acompanhados dos professores do curso de Ciências Contábeis percorreram o trajeto com muita disposição, companheirismo e determinação. Apesar das dificuldades do caminho, devido às variações climáticas e as subidas e descidas da estrada, tudo transcorreu dentro da normalidade. A peregrinação contou com a retaguarda da Polícia Rodoviária Estadual, da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, com o apoio da Lan Ambulâncias 24h.
Na chegada, os participantes foram recebidos pelo reitor do Santuário, padre Joel Sávio, que também realizou a celebração da Santa Missa para proteção de todos os presentes, estendida ao povo gaúcho, atingido pelas fortes chuvas nesta semana.
“Há vários anos que a gente acolhe essa experiência do Contabilizando Saúde, da Unesc. É sempre uma alegria poder ver tantos jovens e também professores fazerem parte desse movimento. É uma caminhada, um exercício bom para o corpo e espírito. A missa é para alegrar a alma e cuidar dos espiritual. Depois a festa continua no salão com a refeição e o momento de confraternização. Nós aqui do Santuário, adoramos essa visita e ficamos muito contentes”, comentou o padre Joel.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, faz questão de marcar presença do ‘Contabilizando Saúde’. “O curso de Ciências Contábeis desenvolve estratégias inovadoras que ultrapassam os limites da sala de aula, promovendo experiências aos estudantes e uma delas é este projeto incrível que promove a saúde física, mental, espiritual e a integração entre os acadêmicos e professores. E hoje foi um desses momentos absolutamente lindos, com todos integrados e o clima contribuindo. Avalio que é uma atividade muito produtiva, que promove uma experiência muito importante e é sempre interessante participar deste evento”, relatou a reitora.
O ‘Contabilizando Saúde’ é muito mais que uma simples caminhada, também serve como um processo formativo dos acadêmicos, fortalecendo os laços de solidariedade, amizade e o cuidado com a saúde física, mental e espiritual, além é claro da formação integral dos profissionais.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Andréia Cittadin, destaca a importância do desta ação acadêmica que há 15 anos envolve a comunidade acadêmica. “Nós estávamos muito apreensivos em relação à chuva, mas deu tudo certo. A caminhada é um movimento bonito de incentivo aos cuidados à saúde e também, este ano, com a ação para arrecadação de materiais, itens de higiene e alimentos para enviar ao Rio Grande do Sul. Graças a Deus deu tudo certo, concluímos, estamos muito felizes pela adesão dos nossos professores e estudantes e agradecemos o apoio de toda equipe e dos nossos parceiros neste evento”, concluiu Cittadin.
Coordenando a cozinha e também integrando a comissão organizadora, o professor Ademir Borges, se emocionou com toda a festa. “É muito gratificante. Há 15 anos que participo e contribuo na organização ‘Contabilizando Saúde’. O ponto mais emocionante é quando os alunos chegam até a igreja, fazendo suas orações e depois vindo para a confraternização. Ao saborear o churrasco, eles também se deliciam revendo os amigos”, declarou Borges.
Veterana
Flávia Zanelato é acadêmica da nona fase e participa do seu terceiro ‘Contabilizando Saúde’. “Estou no meu último ano participando do evento, que por sinal é muito legal. É bem interessante o curso juntar todo mundo, todas as fases. Isso enriquece ainda mais as nossas amizades, fé, e espiritualidade. Depois da caminhada de 10 km a gente tem ainda uma missa muito legal e após um delicioso almoço, preparado com muito carinho pelos nossos queridos professores”, observou a estudante.
Evento inclusivo
“Embora eu esteja na metade do curso, essa é a minha primeira vez. É um evento muito inclusivo, juntou todas as fases, o que nos possibilita estar trocando experiência com o pessoal que está se formando, com os calouros. É tudo muito dinâmico, desafiador. Não estou acostumada a caminhar 10 km, foi puxado, mas no final a recompensa é maravilhosa. O evento tem uma dinâmica diferente e o curso de Ciências Contábeis promove muitas coisas boas para nós e esta, é uma delas”, concluiu a universitária Helena Meira, da quarta fase.
Caloura
A estudante da primeira fase, Natália Paulo da Silva, está há três meses descobrindo o mundo universitário. “Este dia foi um grande desafio. Saí de Jacinto Machado, às seis horas da manhã, ainda escuro e com muita chuva, o que me deixou preocupada com o possível cancelamento. Mas, foi muito gratificante conseguir realizar a caminhada e estar aqui, recebendo a bênção e poder participar desta confraternização animada e rica em troca de experiências. Só tenho que agradecer por ter cumprido a caminhada, foi tudo maravilhoso”, agradeceu Natália.