
Dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) foram diplomados na noite dessa quinta-feira (02/05), na sala do Programa no Bloco Administrativo, na Unesc. Os novos mestres são Patrícia Pereira Pacheco, com a tese voltada para área da Gestão do Conhecimento, e Júlio Cota com a pesquisa sobre a “Integração dos Sistemas de Gestão: Produção, de Qualidade e de Processos”.
O evento contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) da Unesc, Gisele Coelho Lopes; do coordenador operacional local, Kristian Madeira; e dos professores Vilson Menegon Bristot e Leopoldo Pedro Guimarães Filho, além da coordenadora geral do Programa, Cristina Keiko Yamaguchi, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Gisele enfatizou que o Programa, desenvolvido em parceria pelas quatro grandes Instituições Comunitárias – Unesc, Uniplac, Universidade do Contestado (UNC) e Universidade da Região de Joinville (Univille) – representa um grande desafio. Além disso, é uma demonstração de como realizar a Educação de forma interdisciplinar, superando as distâncias entre os diferentes polos.
“Gostaria de expressar meus sinceros parabéns a todo o corpo docente e, especialmente, aos novos mestres que alcançaram este marco significativo em suas jornadas acadêmicas. Parabéns por escolherem nossa Universidade e por dedicarem seu esforço e energia para alcançar este momento. A carreira é uma construção contínua, e é por meio do conhecimento técnico que adquirimos ao longo dessa jornada que nos enriquecemos. Espero que todos tenham alcançado seus objetivos de felicidade e sucesso”, declarou Gisele.
A coordenadora geral e professora do PPGSP veio de Lages para fazer a colação de grau aos dois novos mestres. “É com imensa satisfação que estou aqui hoje para entregar pessoalmente os diplomas aos nossos novos mestres. Esta conquista representa não apenas uma grande honra para nós, mas também uma profunda satisfação e um sentimento de realização compartilhado com os coordenadores locais e demais professores do nosso colegiado. É uma conquista importante, especialmente considerando que envolve quatro Instituições de Ensino. Este é o primeiro programa em nosso modelo e já graduou sete mestres em Sistemas Produtivos. Estamos orgulhosos do que alcançamos juntos”, destacou a coordenadora.
Para o coordenador local do PPGSP é uma imensa alegria celebrar mais esta formação. “Este é um Programa diferenciado em Santa Catarina, um mestrado inovador. Nós estamos com uma cobertura de mais de 80% no estado. Isso é um orgulho e uma enorme satisfação para todos os atores envolvidos nesse processo. É gratificante ver a formação desses mestres, cuja jornada científica foi enriquecida não apenas pelos pesquisadores locais, mas também por colaboradores de outras regiões de Santa Catarina. Essa colaboração possibilitou aos estudantes adquirirem um conhecimento abrangente e profundo sobre os diversos aspectos do Sistema Produtivo Catarinense”, relatou o professor.
Venceu as adversidades
O engenheiro químico, Júlio Cota transcreveu a emoção de concluir esse mestrado. “É uma volta ao passado, para relembrar os primeiros movimentos. Eu lembro em 2019 quando comecei a falar com o professor Leopoldo sobre o mestrado e ele me disse que iria ter aqui na Unesc na área de Sistemas Produtivos, comecei a ficar mais atento. Agora começo a repassar todo esse filme. Não foi fácil chegar aqui, foram momentos de muito trabalho e bastante desafios. Nesse período assisti aula de dentro do hospital, após um processo cirúrgico. Participei de aulas, acompanhando minha filha que estava internada, fazendo leitura e escrevendo muito. Foi um momento muito bom. E agora vem o sentimento de orgulho por ter concluído um objetivo de muitos anos, vencendo várias adversidades”, pontuou o mais novo mestre.
Gestão da efetividade de fabricação em um Sistema de Manufatura: puxada, por tarefa e em processo descontínuo
A dissertação de mestrado, elaborada por Júlio Cota, consiste na integração de Sistemas de Gestão: Produção, Qualidade e Processos com os três sistemas trabalhando juntos para fazer com que todo o processo funcione. “Especificamente no caso da cessão da produção, peguei uma indústria do setor de metal mecânica, que tinha seus desafios. Existiam todas essas áreas que funcionavam separadamente, então nós trouxemos essas áreas para trabalhar em conjunto, integrando todos os sistemas. Com isso conseguimos que todos trabalhassem em sintonia até chegar ao nosso objetivo, que era estudar a interferência dessa sinergia na produtividade, na redução de desperdício, aumento de produção e aumento na confiança das pessoas envolvidas”, explicou Cota.
Graduação, Pós e Mestrado
Estudante da Unesc desde 2011, Patrícia Pereira Pacheco, ingressou na segunda turma do curso de Engenharia de Produção e fez sua especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela Universidade, nutrindo um carinho muito grande pela Instituição. “No decorrer da graduação, despertei cedo pelo interesse na carreira acadêmica, auxiliei no Núcleo de Estudos de Engenharia de Produção (NEEP), trabalhei com pesquisa e assim que me formei já ingressei na pós-graduação ao nível de especialização. Em 2021, iniciei na primeira turma do PPGSP, sendo uma experiência enriquecedora. É algo que eu já queria para mim. Participar de um Programa de forma associativa a nível de mestrado possibilitou o contato com as outras Universidades. Foi algo muito brilhante e com certeza agregou muito para minha vida”, comentou Patrícia.
Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Organizacional em uma Indústria de Plásticos
“O meu projeto de pesquisa foi voltado para a área da Gestão do Conhecimento, uma área que tenho muita afinidade em estudar e voltado para as organizações, principalmente as indústrias. Sinto que existe essa carência de realmente saber transformar os dados que existem dentro de empresas em informação e conhecimento que possa contribuir para a estratégia das organizações”, sublinhou Patricia.
O que é o PPGSP
É um programa voltado para a solução de problemas do mercado, existentes na indústria e nos serviços. A proposta é incentivar e estimular a criação de intervenções criativas para o segmento. O Programa trabalha os problemas e busca soluções inovadoras nos modelos de gerência e gestão nas organizações.
O PPGSP é um mestrado em forma associativa, que envolve quatro universidades do Sistema Acafe. Disponibiliza ao matriculado 18 docentes e quatro polos de estudos. Atualmente conta com 50 mestrandos, sendo que 26 são oriundos da Unesc.
Para saber mais sobre o mestrado, entre em contato pelo tel: 48-3431-2795, pelo e-mail: ppgsp@unesc.net ou pelo site: https://ppgsp.net/