Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Assessoria Pedagógica da Unesc reúne professores para aprimorar e valorizar a capacidade de corpo docente

Metodologias de ensino-aprendizagem, saúde mental e inclusão compõem temas abordados (Foto: Éverton Horacio/Agecom/Unesc)

As quintas-feiras na Unesc têm se transformado em um verdadeiro laboratório de ideias e práticas pedagógicas. Por meio de um edital da Pró-reitoria de Ensino (Proen), 23 docentes foram selecionados para integrar a Comunidade de Aprendizagem, um projeto inovador proposto pela Assessoria Pedagógica da Universidade, que visa aprimorar continuamente as metodologias de ensino.

A Comunidade de Aprendizagem, teve início no final de 2022 e, tem como principal objetivo, facilitar a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas que respondam de maneira eficaz às necessidades dos alunos. A assessora pedagógica de saúde, Ioná Vieira Bez Birolo, que atua como intermediadora dos encontros, ressalta o impacto positivo desse projeto na comunidade acadêmica.

“As iniciativas de educação permanente eram antes realizadas de forma pontual, mas agora estamos empenhados em torná-las contínuas. Isso propicia, semanalmente, um espaço para que os professores discutam e absorvam novos conhecimentos, beneficiando diretamente os alunos com professores mais engajados e preparados”, explica Ioná.

Durante o projeto, os professores terão de dedicar três horas semanais às atividades da Comunidade, com encontros presenciais nas tardes de quinta-feira e tarefas individuais, como leituras e preparação de materiais didáticos para os próximos encontros.

O edital apresenta alguns critérios, como possuir 12 horas de aula semanais e estar há pelo menos dois anos no corpo docente da Unesc, entretanto, o projeto está aberto a todos os professores da universidade. 

“Todos os professores estão convidados a participar, independentemente de terem sido contemplados no edital. A Comunidade de Aprendizagem é aberta a todos que desejam contribuir e aprender”, enfatiza Ioná. 

     Com esse projeto, a Unesc reforça seu compromisso com a excelência educacional e a formação contínua de seu corpo docente, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

 

Felicidade como estratégia!

O encontro dessa quinta-feira(02.05), foi ministrado pela professora Amanda Luiz Maciel. Ela é enfermeira, especialista em saúde mental e, compartilhou dicas de cuidados que as pessoas devem ter, a fim de, manter equilíbrio e bem estar psicológico. Segundo ela, a saúde da mente influencia na rotina de todos os indivíduos.  

“A gente precisa estar feliz no ambiente de trabalho. Na atividade de hoje, focamos bastante nas emoções e no autoconhecimento dos professores podendo falar sobre as várias emoções que eles têm no ambiente acadêmico”, destaca. 

Os magistérios também participaram de uma dinâmica chamada de “Monstro das Cores”, baseada em um livro. Trata-se de um material didático feito para trabalhar as diferentes emoções que as pessoas possuem.

“É uma atividade de autoconhecimento para que a gente possa abordar nossas emoções de maneira bem clara, na qual, cada cor significa uma emoção, como, alegria,tristeza, medo ou amor”,pontua

Maria Júlia Frydberg Corrêa Angeloni, é professora de diferentes cursos de saúde e de Ciências Biológicas. Ela leciona há mais de 26 anos na Unesc, inclusive recorda com alegria o período que foi professora no curso de Enfermagem da Amanda Luiz, que hoje ministrou o encontro.

“Ele é uma pessoa excelente e conduziu a conversa de modo muito apropriado com os professores. Foi um momento onde trocamos informações sobre como tudo isso funciona no nosso cérebro”, pontuou.

A professora comentou ainda sobre a importância de abordar o tema dentro da Universidade.

“Essencial, pois a gente acaba ministrando muitas aulas e acabamos se envolvendo muito com nossos alunos e com todo o nosso trabalho. Dessa forma, aprendemos sobre formas de meditação e sobre exercícios físicos que beneficiam não apenas a saúde física,mas também a mental”, ressalta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *