A Unesc foi palco da primeira edição da Escola de Pesquisa em Ciências da Saúde, um evento pioneiro idealizado e organizado pelos estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Instituição. Com o intuito de proporcionar uma investigação na carreira acadêmica e na importância da Pesquisa baseada em evidências, o evento, que ocorreu recentemente na Universidade, reuniu acadêmicos de graduação e de iniciação científica, além de professores em uma jornada de conhecimento e reflexão.
Uma das organizadoras do evento e doutoranda do PPGCS, Isabela da Silva Lemos, destaca a relevância da iniciativa. “Foi um evento pensado para os acadêmicos da saúde, apresentando a Pesquisa e como ela pode interferir e influenciar nas carreiras profissionais”, ressalta.
A programação incluiu palestras abrangentes, abordando desde a introdução à carreira acadêmica até temas específicos como saúde baseada em evidências. Destaque para a mesa redonda que reuniu profissionais de diversas áreas da saúde, discutindo a importância da iniciação científica e da Pesquisa para suas trajetórias profissionais.
Para Isabela, o evento foi uma oportunidade de destacar a inseparabilidade entre Pesquisa e carreira profissional, algo que muitas vezes não é devidamente reconhecido. “A Pesquisa não deve ser separada da carreira profissional como é vista em alguns casos”, ressalta.
Ao longo dos quase 56 anos de história, a Universidade contribui de forma significativa com pesquisas, que têm crescido de forma excepcional em qualidade e quantidade de produções científicas. O cabedal de profissionais da Universidade é formado por 84 doutores pesquisadores permanentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e 94 grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pela Unesc, além de 120 laboratórios de ensino.
“A Universidade, ao longo dos anos, tem se empenhado em fortalecer a missão de avançar na ciência e na Pesquisa, reconhecendo-as como pilares fundamentais para impulsionar o desenvolvimento e aprimorar a qualidade de vida das pessoas. Contamos com uma equipe de renomados pesquisadores dedicados a desbravar novos horizontes do conhecimento e estudantes engajados em aprimorar conhecimentos ao lado de nossos professores”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
“A Escola de Pesquisa em Ciências da Saúde não apenas fomenta a descoberta e a Inovação, mas também molda o futuro dos profissionais de saúde e cientistas. Ao oferecer programas de Pesquisa e educação de alta qualidade, ela capacita indivíduos a avançarem nos limites do conhecimento e a contribuírem significativamente para o campo da saúde”, acrescenta Gisele.
“Ficamos muito impressionados com o engajamento e a proatividade dos estudantes. A ideia de organizar uma escola de pesquisa em ciências da saúde, seguindo o modelo de escolas de verão e inverno, foi brilhante”, reforça o coordenador do PPGCS Emílio Luiz Streck.
“Esta iniciativa traz uma variedade de perspectivas e temas pertinentes. Ficamos extremamente satisfeitos com o desempenho e dedicação dos acadêmicos envolvidos neste evento. Sem dúvida, esta foi uma realização de grande importância para nossa comunidade acadêmica”, finalizou Streck.
Comissão organizadora:
Amanda Christine da Silva Kursancew
Ana Caroline Salvador de Farias
Carla Sasso Simon
Eduarda Behenck Medeiros
Ellen De Pieri
Isabela da Silva Lemos,
Isadora de Oliveira Monteiro
João Vitor Silvano Bittencourt
Jorge Machado de Aguiar
Josimar Grassi Pereira
Khiany Mathias
Louyse Souzbach Damázio
Maiara de Aguiar da Costa
Maria Laura Rodrigues Uggioni.