A Unesc, comprometida com o desenvolvimento e engajada com as causas do Sul catarinense, é uma das participantes do 3º Fórum Internacional de Inovação Social (FIIS) da Abadeus, que acontecerá nesta terça-feira e quarta-feira (23 e 24/04), a partir das 19h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Prestes a celebrar 56 anos de história, a Instituição se destaca como uma Universidade Comunitária que tem deixado uma marca significativa na sociedade por meio de suas iniciativas transformadoras, como destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Na Unesc, a inovação social é uma prioridade evidente dentro do nosso hub de inovação, o Unesc Connect. Reconhecemos que o desenvolvimento sustentável está intrinsecamente ligado à inovação social. Por essa razão, valorizamos e apoiamos integralmente eventos como este, promovido pela Abadeus”, disse ela.
Luciane lembrou que, desde o ano passado, a Unesc é mantenedora do Centro de Inovação Social da entidade (Cisa), instrumento que tem o objetivo de promover a cultura inovadora e empreendedora, capacitando e conectando pessoas ao conhecimento tecnológico, ao pensamento criativo, inovador e ao futuro para a geração de valor e oportunidades, com foco no impacto social, sustentabilidade, proporcionando aos atendidos, em situação de vulnerabilidade, o seu desenvolvimento de forma plena.
“A inovação social é essencialmente alimentada por discussões como estas, que abordam uma ampla gama de necessidades, envolvimento comunitário, conhecimento colaborativo e contribuições significativas”, complementou a reitora.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destaca que o espaço de inovação social é uma das comunidades fundamentais no ecossistema do hub Unesc Connect. O objetivo principal é apresentar as soluções oferecidas pela Agência de Inovação, bem como promover a interação entre o Unesc Connect e a comunidade de inovação social.
“Nesse contexto, surgem soluções criativas, tecnologias sociais inovadoras e iniciativas empreendedoras. É fundamental reconhecermos o potencial transformador dessas ideias e dedicarmos nossos esforços para fornecer o suporte necessário para sua concretização. Devemos destacar e promover essas oportunidades, pois é por meio delas que visualizamos um futuro mais inclusivo e sustentável, impulsionado pelo empreendedorismo social e pela colaboração coletiva”, comentou Gisele.
Estande
A Universidade participará do evento por meio de estande com a apresentação dos cases de inovação da Instituição. O setor de relacionamento também estará no local. “Quem passar pelo estande poderá fazer uma inscrição e concorrer a 20 vagas para um curso de oito horas de capacitação voltado especialmente à elaboração de projetos para fomento do terceiro setor”, explica a coordenadora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), Elenice Padoin Juliani Engel.
Programação
No primeiro dia de evento, haverá a palestra do secretário nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, falando sobre “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. E a coordenadora nacional do Programa Inclusão Socioprodutiva do Sebrae Nacional, Renata Cândida de Souza, encerra com “A Inclusão Socioprodutiva como Estratégia para Transformação de Territórios”.
No dia seguinte, o evento segue até às 12h. A apresentação inicial será com a diretora executiva da Abadeus, às 8h30. Além da abertura, ela trará uma retrospectiva sobre o Fórum de Inovação. Em seguida, o evento conta com dois cases internacionais. Natália Montbeller, da Unesco Sost, fala sobre “Habilidades Sólidas em Tempos Líquidos” e a doutora Constança Nunes, da Maze Impact Portugal, traz o tema “Inovação e investimento social como oportunidade para todos: aprendizagens do contexto português”.
Dois cases nacionais encerram o evento. O gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, aborda a “Inovação Social: estratégias para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades”. As palestras encerram com a coordenadora-geral de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Giselle Sakamoto Souza Vianna.
“O 3º Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus é um espaço necessário para compartilhar e discutir novas práticas de sustentabilidade social e econômica. Teremos palestrantes nacionais e internacionais renomados, trazendo insights valiosos sobre temas como ciência, tecnologia, inclusão socioprodutiva e investimento social. Serão dois dias de aprendizado e reflexão, esperamos que as discussões inspirem ações concretas para um futuro mais justo e sustentável”, frisou o Gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever.
Fortalecimento da iniciativa
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Criciúma, Shopping Nações, BRDE, Contato Internet, Canguru Embalagens, Imbralit, Rio Deserto, Sicredi e Unesc. Os apoiadores institucionais são a ABRH SC, Portugal Inovação Social, Sebrae, Acic, Bossa Experiências Criativas, NZBT Comunicação, Carvão +, MPT e TRT 12.
A participação é gratuita, porém existe a opção do Ingresso Solidário, em que o interessado pode contribuir financeiramente com a Abadeus ao pagar uma taxa de R$ 49,99 (ou em até 12x de R$ 5,07). Como retribuição, o participante recebe um livro sobre Inovação Social e uma bolsa do Sicredi contendo uma caneta e um bloco de anotações.
Confira a programação completa:
Dia: 23/04 – 18h às 21h30
-Abertura oficial e Coquetel de Boas-vindas;
-Apresentação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
-Apresentação Sebrae Nacional – Inclusão Socioprodutiva e transformação de territórios.
Dia: 24/04 – 8h às 12h30
-Case Internacional UNESCO;
-Case Internacional Maze Impact Portugal;
-Case Sabin Instituto Sabin;
-Case Nacional MDIC.