Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Dia da Família: escolas da região celebraram a data com participação da Unesc

Universidade organizou três ações de Extensão para marcar a data (Foto: Divulgação/Agecom/Unesc)

O fim de semana foi de comemoração e integração familiar em várias escolas da região, que celebraram o Dia da Família. Diversas atividades foram realizadas nas escolas com a presença da comunidade. Na Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco, localizada em Urussanga e, cuja direção é realizada pelo professor mestre em Educação da Unesc, Juliano Carrer a celebração contou com a participação da Unesc. 

Para o diretor, a ação foi importante, pois, em sua análise, contribuem para a preservar a história da comunidade estudantil local.

“Foi uma manhã para os ex-estudantes relembrarem os tempos de escola com a família e conhecerem o Centro de Memória que contribui para preservar a história e a memória da escola e da educação catarinense”.

Ações interativas e oficinas foram ofertadas, tais como, pintura facial, esportes, oficina de pintura em madeira, troca de livros, e até a Feira Baronesa, na qual, estudantes e seus familiares puderam expor produtos coloniais e artesanatos.

Além do professor Carrer, outros estudantes também reforçaram os valores da Unesc em prol da comunidade por meio de atividades de Extensão. Entre eles, Cristiane Alves e Yan Zanelatto, dos cursos de Pedagogia e ex-estudantes do colégio, respectivamente. Junto deles estava a professora e mestre de Sociologia pela Unesp, Juliana Geraldi Yamaguti. A missão deles foi guiar os visitantes no Centro de Memória de mesmo nome da instituição escolar existente no local. 

 

Presença de outros cursos

A estudante da segunda fase do curso de Psicologia, Emanuella de Souza, também participou de um projeto de Extensão na mesma escola, levando informações sobre saúde mental. 

Segundo a extensionista, o objetivo da atividade foi falar sobre a saúde mental, e como abordar o tema na rotina das pessoas residentes na localidade.

“Poder usar da minha presença como acadêmica para sanar eventuais dúvidas sobre saúde mental é muito importante, pois assim podemos compartilhar informações relevantes, beneficiando toda a comunidade que esteve presente”, salienta.

Ao todo, cerca de 25 pessoas que estavam na festividade, visitaram a sala de aula adaptada para receber orientações do projeto de Emanuella.  

A jovem ainda comentou sobre os resultados obtidos na ação que participou e disse que quanto maior a presença desses profissionais em eventos , mais pessoas podem ser beneficiadas.

“Um dos pontos que destaco, é a carência das escolas em poder oferecer apoio psicológico, já que na maioria das vezes não tem a presença desse profissional. A falta de atuação do psicólogo no ambiente escolar faz muita falta, principalmente em eventos como o deste fim de semana, nos quais as famílias foram à escola”, avalia. A Festa foi comemorada no último sábado (13/04) e ocorreu no período das 8h às 12h.  

 

Extensionistas se destacam

O fim de semana também foi de celebração e conscientização para a comunidade escolar do CEI Afasc, Professor Lapagesse. Isso porque no sábado (13/04), familiares, crianças e professores também se reuniram na sede da instituição para celebrar o Dia da Família.

Em paralelo à celebração, a acadêmica Giovana Borges Machado, da terceira fase do curso de Psicologia, levou seus conhecimentos adquiridos em sala de aula para as pessoas presentes na festividade. O objetivo foi similar ao de Emanuelle: disponibilizar orientações gerais sobre saúde mental. 

A jovem refletiu sobre os registros que realizou e revela que foi um resultado produtivo e satisfatório.

“O evento foi bem produtivo, pois houve uma troca simultânea de informações entre as pessoas que interagiram conosco. Ao receber as demandas, essas pessoas foram orientadas de acordo com cada caso”, ressalta Giovana. 

Para alcançar o maior número de participantes, a estudante contou com materiais de apoio, como Folders, além de guiar os participantes interessados em visitas de alguns pontos da rede de atenção à saúde do Município.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *