Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Projeto de Extensão “Lendas Urbanas na sala de aula” retoma as atividades em Morro da Fumaça

Atividade é realizada na turma do nono ano da Escola de Ensino Básico Princesa Isabel (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

Em execução pelo segundo ano consecutivo, o Projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na sala de aula”, esteve na última semana na escola Escola de Ensino Básico Princesa Isabel, de Morro da Fumaça/SC, para o primeiro encontro de 2024, com os professores e alunos

Na oportunidade as bolsistas do projeto, Isabele Dalponte Sartor, do curso de Artes Visuais, Manuela Venâncio, acadêmica de Teatro, e Quetlin Silveira, do curso de Letras, efetivaram a parceria entre a escola e a Universidade.

Realizada na na última quarta-feira (10/04), a atividade envolveu 60 alunos de duas turmas do nono ano, acompanhados pelas professoras das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa da instituição, Melânia Francisco Madeiro Mazzuchello e Neusa de Medeiros Almeida Sartor, respectivamente. A ação fez parte da Trilha de Produção Cultural contemplada no Novo Ensino Médio.

Nas atividades preparadas, os alunos narraram suas relações com as lendas regionais que pesquisaram para, posteriormente, escolher individualmente as histórias e personagens preferidos. Após as escolhas iniciaram criações utilizando materiais como argila e massinha de modelar com o auxílio das bolsistas do projeto.

Assim que finalizaram a produção dos personagens foi realizada a etapa da oficina de musicalização, na qual foram apresentadas aos alunos algumas das canções clássicas populares e modernas do Boi-de-Mamão. Na segunda metade do encontro, a dinâmica foi pautada na memorização das letras, ritmos e experimentação coletiva, na qual cada aluno tocou um instrumento e juntos cantaram e dançaram a música “Vamos moreninha”.

Na avaliação do coordenador do projeto, professor Luiz Gustavo Bieberbach, o encontro se configurou em uma troca bastante significativa. “A inserção de novos personagens na tradição do boi-de-mamão, evidencia a cultura popular como algo vivo e específico de uma determinada região. Como exemplo, podemos citar um dos grupos de Boi-de-Mamão de Criciúma, no qual há a presença dos mineiros”, explicou.

Nas próximas semanas, a equipe do projeto volta às dependências da escola para iniciar o desenvolvimento dos personagens tradicionais do “Boi”, acrescidos dos personagens das lendas locais, incorporando-os na história. Muitos encontros estão previstos até a finalização do projeto em abril de 2025.

“O projeto nasceu de um pedido da escola e foi construído de forma conjunta, em desdobramento de um outro projeto de Extensão que já trabalhava com a questão da cultura popular. Os integrantes prontamente aceitaram o desafio e incorporaram as lendas urbanas, lado a lado com a tradição do Boi-de-Mamão, unindo assim a crendice com a manifestação popular”, acrescentou Luiz Gustavo.

O projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula” foi idealizado e é coordenado pelos professores dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc, Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, Silemar Maria de Medeiros da Silva e Aurélia Regina de Souza Honorato e aprovado pelo Edital Nº 514/2022 promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias(Dirext), da Unesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *