Os primeiros passos do projeto de Extensão “Ciências da Velocidade” foram dados nessa terça-feira (9/04),
em encontro no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) da Unesc. Estiveram no Parque os colaboradores da empresa Hipper Freios, parceira no projeto, Rafaela Oliveira e Antonio Moreno, juntamente da coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, do coordenador adjunto Felipe Zanette da Silveira e dos professores Estevam Grosch e Mateus Milanez.
O projeto, já aprovado em edital da Universidade, bem como no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como proposta a integração de alunos do Ensino Médio das escolas de ensino público e privado da região Sul e de Lages.
Segundo Silveira, idealizador do projeto, a ideia é reunir os alunos para participarem de uma olimpíada científica. “Eles participaram de uma competição contra o relógio, nos moldes de um contra o outro, estilo mata-mata, utilizando carrinhos, construído pelos próprios alunos e movidos a gás comprimido. Nós disponibilizamos um kit composto com eixos, rodas e base do protótipo. Cada equipe será responsável na montagem da carenagem, aerodinâmica e execução do projeto. Será a oportunidade de colocar em prática diversos conteúdos de disciplinas aprendidas em sala de aula como: física, matemática e química”, explicou.
A competição será realizada na Unesc em conjunto com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, ainda sem data definida.